Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Ambiente
Frio: Protecção Civil alerta para a necessidade de cuidados especiais
ana maria santos
2018-02-05 / 13:02
FONTE: Sapo
O Serviço Municipal de Protecção Civil e Bombeiros de Setúbal alerta para a necessidade de cuidados especiais perante a previsão de temperaturas mínimas baixas, nomeadamente entre a meia-noite de 6 de Fevereiro e as 4 horas da próxima quinta-feira.

As preocupações, designadamente com os grupos mais vulneráveis da população, como crianças e idosos, resultam de um aviso de nível “amarelo” relativo a tempo frio que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu para o distrito de Setúbal entre a meia-noite de terça-feira e 04 horas de quinta.

A Protecção Civil refere a necessidade de a população estar atenta às recomendações das autoridades competentes e de adoptar as medidas de auto-protecção definidas em caso de vagas de frio.

A utilização de vestuário e calçado adequados, com a opção de várias peças de roupa, em vez de uma única de tecido grosso, é uma das recomendações, bem como o uso de chapéu ou gorro e de luvas.

A roupa deve ser mantida seca, para se impedir perdas de calor, devendo evitar-se vestuário justo ao corpo ou que faça transpirar.

Dentro de casa a Protecção Civil recomenda que sejam  vedadas portas e janelas, por onde o ar frio possa entrar, sendo que se devem ter cuidados redobrados com o aquecimento, nomeadamente o acendimento de lareiras, uma vez que, em locais fechados e sem renovação de ar, a combustão pode originar produção de monóxido de carbono, um gás mortal. O mesmo em relação a aquecedores, devido ao risco de acidentes domésticos.

O Serviço Municipal de Protecção Civil e Bombeiros alerta ainda para o perigo de actividades físicas intensas, uma vez que o frio afecta a circulação sanguínea, obrigando o coração a um esforço maior, o que pode mesmo conduzir a um ataque cardíaco.

Por outro lado, é aconselhável fazer exercícios físicos ligeiros com os braços, as pernas e os dedos para manter uma boa circulação sanguínea.

Em caso de dúvida, deve ser contactado o Centro Municipal de Operações de Socorro, através da aplicação “Setúbal SOS” ou através do Número Municipal de Emergência – 800 212 216.

Partilhe
em destaque
Râguebi: Portugal-Suíça realiza-se amanhã em Setúbal
Chama da Solidariedade chegou ao concelho da Moita
IPS: Projecto Vocologia do Fado publica estudo científico na Create Space
Setúbal: rua Tenente Valadim fechada ao trânsito
ver mais