Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Ambiente
Projecto Maletas da Sustentabilidade vão sensibilizar crianças para questões ambientais
ana maria santos
2018-01-29 / 19:36
FONTE: ENA
A ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida e a Câmara Municipal de Setúbal apresentam no dia 5 de Fevereiro, às 14.30 horas, na Biblioteca Pública Municipal, o projecto de pedagogia ambiental Maletas da Sustentabilidade.

O projecto Maletas da Sustentabilidade é um recurso pedagógico criado com o objectivo de preparar crianças e jovens para transição do actual modelo de exploração dos recursos do planeta para novos modos de actuação e interacção com o meio.

O projecto, destinado a alunos do pré-escolar ao 3.º ciclo, é constituído por maletas que abordam diferenciadamente as questões do clima e das alterações climáticas, da eficiência energética, da mobilidade sustentável, do consumo, da economia circular, do oceano e do património natural.

Os conteúdos das maletas, com as temáticas “Desperdício Zero”, “Pegada de Carbono” e “Arrábida, Serra e Mar”, são alinhados com os currículos dos diferentes graus de ensino dos alunos abrangidos.

A sessão de apresentação do projecto conta com a participação dos vereadores Carla Guerreiro e Ricardo Oliveira, da Câmara Municipal de Setúbal, num programa que inclui várias apresentações, entre as quais, “A Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020: Um compromisso colaborativo, estratégico e de coesão na construção da literacia ambiental em Portugal”, por Jorge Neves, da Agência Portuguesa do Ambiente.

A apresentação inclui, igualmente, intervenções sobre o projecto “Maletas da Sustentabilidade”, a cargo de Cátia Cavaco e Orlando Paraíba, da ENA, e sobre o tema “Maletas da Sustentabilidade e a Rede Interconcelhia de Bibliotecas Escolares”, por Elisabete Carvalho e Margarida Chaves, coordenadoras interconcelhias das bibliotecas escolares de Setúbal, Palmela e Sesimbra.

“A relevância das Maletas da Sustentabilidade nos currículos escolares”, por Carlos Cunha, docente na Escola Secundária Dom Manuel Martins, é a restante apresentação prevista para a apresentação do projecto pedagógico ambiental.

As inscrições para a sessão de apresentação devem ser feitas através do endereço geral@ena.com.pt.

Partilhe
ver mais