Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Ambiente
Projecto “Setúbal Mais Bonita” vai renovar cerca de duas centenas de locais
ana maria santos
2018-05-13 / 21:14
FONTE: SMCI/CMS
A decorrer entre os dias 18 e 20 do corrente mês, o projecto “Setúbal Mais Bonita”, o maior projecto de voluntariado desenvolvido em Portugal na área da requalificação urbana, vai realizar cerca de duas centenas de intervenções de beneficiação em todo o concelho.

A campanha, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com as Juntas de Freguesia, com diversos apoios mecenáticos e patrocínios, envolve acções como pinturas de fachadas de habitações e de outros edifícios e estruturas do espaço público, reparação de mobiliário urbano, remodelação e criação de áreas verdes e limpezas.

Na sua oitava edição, a iniciativa integra intervenções como a pintura com gradiente de cor de duas escadarias de grandes dimensões na zona da Urbisado, denominadas Horta do Marco e Rio da Figueira.

Outra das acções em destaque é a reabilitação completa do Largo Poço das Fontainhas, com uma intervenção artística dos graffiters do grupo Explicit Citizens, com apoio de voluntários, enquanto artistas da associação Artiset contribuem para a criação de um mural na zona das Hortas Urbanas de Setúbal, nas Amoreiras.

A edição do “Setúbal Mais Bonita” do corrente ano, com mais de centena e meia de intervenções em todas as freguesias do concelho e cerca de três dezenas em escolas e jardins de infância, envolve ainda a reabilitação e pintura decorativa de vários túneis, a beneficiação de espaços verdes da zona do Anfiteatro Caminho dos Pescadores e a pintura completa dos campos de futebol dos Amarelos e da Cova da Canastra.

O Centro Comunitário da Aldeia Grande também é alvo de intervenções, com reparação e pintura de diversas estruturas, numa iniciativa da associação de moradores local.

Essas são apenas algumas das perto de duzentas intervenções a realizar durante três dias, algumas delas propostas pelos próprios voluntários e por instituições, com o objectivo de envolver a população no esforço colectivo de embelezamento do concelho, no espírito de município participado.

A campanha inclui intervenções em mais de 30 estabelecimentos de ensino, asseguradas pela comunidade educativa, de jardins de infância a escolas secundárias, as quais, na grande maioria dos casos, decorrem no primeiro dia, 18 de maio, com os dois dias seguintes, o fim de semana, a serem dedicados às beneficiações do espaço público.

Destaque ainda, no fim de semana seguinte, a 26 de maio, para uma acção de team building de larga escala de uma empresa, com perto de duzentos voluntários, que resulta na pintura e decoração com flores de um muro no Casal das Figueiras.

Para mais informações deve ser consultada a página do projecto, em facebook.com/setubalmaisbonita.

Partilhe
ver mais