Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Ambiente
Setúbal assinala Dia Europeu Sem Carros
ana maria santos
2017-09-19 / 19:13
FONTE: Youtube
Setúbal assinala, na próxima sexta-feira, dia 22 de Setembro, o Dia Europeu Sem Carros, com um conjunto de iniciativas destinadas a sensibilizar a população para a importância da adopção de soluções de mobilidade partilhada e de utilização de meios de transportes mais ecológicos.

O programa do Dia Europeu Sem Carros em Setúbal, que a Câmara Municipal promove localmente no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, começa às 8.30 horas, com o corte ao trânsito automóvel da Praça de Bocage, medida que se mantém até às 17 horas.

Naquele local decorrem, ao longo do dia, actividades criadas para sensibilizar o público para o tema central da semana europeia deste ano, “Mobilidade verde, partilhada e inteligente”, reforçada pelo slogan “A partilhar chegamos mais longe” onde os munícipes e visitantes do concelho podem, por exemplo, ver e recolher informações sobre veículos amigos do ambiente numa exposição patente entre as 9 e as 17 horas.

No mesmo local, das 14.30 às 17.30 horas, o Teatro do Elefante dedica mais uma etapa do “Carapau de Corrida”, projecto artístico de arte em proximidade actualmente a decorrer na cidade, dedicado, naquele dia, ao tema “Arte e histórias em viagens”.

Durante a manhã e a tarde, é também possível experimentar veículos eléctricos de empresas ligadas ao sector do ramo automóvel, tais como Volkswagen, Nissan, Citroën, Renault e Toyota.

O Dia Europeu Sem Carros em Setúbal leva, ainda, à Casa da Baía, ao Edifício Sado, aos Paços do Concelho, ao Cinema Charlot – Auditório Municipal e ao Fórum Municipal Luísa Todi a mostra “Curtas da Mobilidade”.

Através dessa iniciativa, a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, promove a exibição, contínua, ao longo do dia, de curtas-metragens sobre a mobilidade das populações.

Em paralelo, a Câmara Municipal de Setúbal incentiva, também no dia 22 de Setembro, os colaboradores da autarquia a utilizarem a bicicleta no trajecto entre a casa e o local de trabalho.

Todos os funcionários que optarem pela bicicleta nesse dia, aderindo, assim, à segunda edição da iniciativa “De bicicleta para o trabalho – Bike to Work – Somos CMS”, recebem um diploma de participação.

A TST – Transportes Sul do Tejo também se associa a esta data destinada a incentivar o uso de transportes mais económicos, menos agressivos ambientalmente para o meio ambiente e mais saudáveis, permitindo, ao longo de toda a sexta-feira, que os utentes levem bicicletas consigo nas carreiras 601 e 608.

De referir que a autarquia realizou, nos últimos anos, um importante investimento na área da mobilidade urbana, nomeadamente de sensibilização e facilitação de modos de transporte vistos como mais suaves.

Em particular, o município conta, hoje, com vários quilómetros de vias requalificadas que permitem uma melhor deslocação dos peões, bem como de bicicletas, graças à criação de ciclovias dedicadas.

Partilhe
ver mais