Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Ambiente
Setúbal: aumentam as temperaturas e o risco de incêndio
ana maria santos
2018-08-24 / 16:06
FONTE: CMPV
O Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal (CDOS) da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), acaba de emitir um comunicado de alerta às populações, relativamente ao aumento das temperaturas máximas, para as próximas horas, na sequência das quais aumenta o risco de incêndio.

Segundo o comunicado, de acordo com a informação disponibilizada hoje, 24 de Agosto, pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para as próximas horas temperaturas máximas a apresentarem valores até 33ºC nas regiões do interior Norte, até 37ºC no interior Centro e na Bacia do rio Tejo e atingindo valores até 38ºC na região do Sul, enquanto quer as temperatura mínima irão situar-se acima de 20ºC nas regiões do interior Centro e no Algarve.

A Humidade Relativa do Ar irá apresentar valores entre 10 e 30 por cento na generalidade do território do Continente sendo previsível, para hoje,  a ocorrência de valores entre 0 e 10 por cento, em algumas regiões dos distritos de Portalegre e Castelo Branco e noites tropicais nas regiões do interior Centro e Sul e no Algarve.

O vento do quadrante Norte, irá soprar moderado a forte (até 45 km/h), com rajadas até 60 km/h, no litoral oeste (a partir do início da tarde de hoje). Nas terras altas, do interior Norte e Centro, vento moderado e forte de Nordeste, (a partir do final da tarde de hoje e até ao início da próxima madrugada). Amanhã, o vento será  persistente do quadrante Norte, sendo moderado a forte (até 45 km/h) com rajadas até 65 km/h, no litoral oeste e nas terras altas.

A instabilidade, irá registar-se na generalidade do território do Continente, durante o dia de hoje e que amanhã se manterá a Sul do sistema Montanhoso Montejunto-Estrela.

O cenário meteorológico previsto traduz-se num índice de risco de incêndio em nível muito elevado e máximo na generalidade dos municípios das regiões do interior Norte e Centro, Alto e Baixo Alentejo e Algarve e em nível elevado na maioria dos restantes municípios dessas regiões.

Perante a previsão, estão criadas as condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, pelo que a ANPC recorda a proibição da realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confecção de alimentos; a utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos; queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração; lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes; fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem e a fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

A Protecção Civil recorda ainda alguns cuidados especiais a ter, face às condições meteorológicas previstas, na realização de trabalhos agrícolas e florestais, nomeadamente o de manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras; abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação e ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.

A ANPC recomenda ainda a necessidade de todos adequarem os comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndios rurais, nomeadamente com a adopção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.

Partilhe
ver mais