Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Ambiente
Setúbal: Condições meteorológicas exigem cuidados redobrados
ana maria santos
2018-03-17 / 02:14
FONTE: Youtube
O Serviço Municipal de Protecção Civil e Bombeiros de Setúbal alertam para a previsão de condições meteorológicas adversas a partir de hoje, entre as 12 e as 21 horas, com a ocorrência de períodos de chuva persistente, pontualmente forte , vento que pode chegar até aos 70 quilómetros por hora, para além de agitação marítima intensa.

O Serviço Municipal de Protecção Civil e Bombeiros de Setúbal recomenda a adopção de medidas de autoprotecção como a garantia da desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.

A opção por uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias, e o não atravessamento de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas, constituem outras medidas de autoprotecção.

O alerta de intempérie motiva o aumento da intensidade do vento a partir da amanhã de hoje, 16 de Março,  com rajadas da ordem dos 90 quilómetros por hora no litoral. Os períodos mais críticos situar-se-ão entre as 6 e as 12 horas e entre as 18 e as 24 horas.

O IPMA advert,  igualmente, para a possibilidade de fenómenos extremos de vento, nesse caso com intensidade superior às indicadas, nas zonas do litoral centro e sul, durante o período da tarde de hoje.

Perante o quadro de vento forte, é apontada a necessidade de garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards e outras estruturas suspensas, e aconselha-se especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores.

O alerta para a previsão de condições meteorológicas adversas inclui ainda agitação marítima, com ondulação de noroeste a manter-se entre quatro a cinco metros na costa ocidental até ao final da manhã de domingo. Já na costa sul, prevê-se agitação marítima de sudoeste a partir do final da tarde de hoje.

Perante este cenário, é aconselhável evitar passeios junto da costa, reforçar a amarração em marinas e portos de recreio e vigiar as embarcações, enquanto toda a comunidade marítima e os utilizadores que operam junto da linha de costa, nomeadamente apoios de praia como bares e restaurantes, devem adoptar medidas de prevenção.

Está previsto que as condições meteorológicas comecem a melhorar a partir do final da manhã de domingo, com tendência para a diminuição da precipitação e a diminuição da intensidade do vento, mantendo-se, ainda assim, a previsão de rajadas que podem ascender aos 70 quilómetros por horas.

Para mais informações, deve ser contactado o Centro Municipal de Operações de Socorro, através da aplicação “Setúbal SOS” ou do Número Municipal de Emergência – 800 212 216.

Partilhe
ver mais