Durante a actividade, técnicos municipais e voluntários fazem-se acompanhar de diversos cães como forma de apelo à sua adopção, chamando a atenção para a importância da causa do bem-estar animal.
Na ocasião, os técnicos municipais estão disponíveis para prestar esclarecimentos sobre os procedimentos de adopção, bem como sobre o funcionamento do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROAC) gerido pela autarquia.
A iniciativa enquadra-se no vasto conjunto de acções que o município tem desenvolvido no sentido de promover a adopção dos animais alojados no CROAC.
Na mesma linha, prevê-se a realização de um Dia da Adopção por mês, não obstante as adopções no CROAC poderem realizar-se a qualquer momento através de agendamento prévio com os serviços veterinários municipais.