Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Ambiente
“Setúbal Mais Bonita”: 8.ª edição arrancou hoje com intervenções nas escolas do concelho
ana maria santos
2018-05-18 / 17:40
FONTE: SMCI/CMS
O projecto municipal “Setúbal Mais Bonita”, assente no voluntariado e a maior campanha de participação cidadã que se realiza em Portugal, na área da requalificação urbana, arrancou esta sexta-feira, em cerca de duas dezenas de escolas do concelho onde estiveram envolvidas mais de três mil pessoas, entre crianças e adultos. A iniciativa decorre até domingo.

Na EB n.º 5 do Peixe Frito, um grupo de alunos do 3.º e do 4.º ano, está compenetrado nos trabalhos de pintura de dois bancos de jardim. Já sujos na roupa, nas mãos e nos braços com tinta azul, vermelha e branca, todos tentam dar o melhor e seguir as indicações da professora Filipa.

"Eu pinto por dentro e tu pintas por fora", diz à pequena Nicole, que, apesar do empenho, parece não estar a acertar na tarefa.

"Não é assim Nicole. Não podes por tanta tinta no pincel", aponta a colega Yasmin, com a certeza de uma "experiência" adquirida. "O meu pai é pintor e de vez em quando ajudo-o."

Yasmin ajuda os colegas e está satisfeita com o trabalho realizado. "O banco está a ficar mais bonito. Parece um arco-íris."

Nesta escola, além dos bancos, os alunos vão pintar pneus que depois dão origem a floreiras, à semelhança da intervenção que ocupa as 262 crianças que frequentam a Escola Básica da Bela Vista.

"Cada turma pinta um pneu. Depois de a tinta estar seca, colocamos terra e plantamos flores. Vamos enfeitar a escola e deixá-la mais bonita", explica a pequena Luciana, do 4.º ano.

O trabalho em equipa é importante. Por isso, juntamente com as colegas Eliana e Iara Antunes, verifica se o pneu que pintaram de vermelho já está seco. "Ainda temos de esperar um pouco", constata.

Noutra ponta do estabelecimento de ensino, uma turma do pré-escolar inicia agora o trabalho. O pneu é dividido em dez partes para cada um pintar a sua. A cor escolhida é o azul.

"Esta cor faz lembrar o quê?", pergunta a educadora.

"A cor do céu", responde prontamente Danilo. Mas Dinis, divertido, sugere uma ideia diferente. "É a cor da nossa sala e dos nossos chapéus!".

O azul é também a cor escolhida para o jogo da macaca que Mariana, Marta e Alexandra, do 4.º ano, pintam no chão da Escola Básica n.º 1 do Monte Belo.

Há também um caracol, um jogo do mata e muitos outros jogos tradicionais a surgirem pelas mãos dos alunos orientados por professoras e auxiliares, enquanto Mariana, Marta e Alexandra, que já acabaram a pintura, varrem o chão para afastar lixos e poeiras.

Divertidas, incentivam os colegas e já se preparam para uma nova tarefa, pois pintar "até é fácil" e está a provocar uma grande transformação. "A escola está tão colorida. Parece nova", atira Mariana.

As meninas aguardam as orientações das professoras para pintarem um quadro com flores, ideia da Alexandra e da Mariana, e as tabuadas, "para os meninos do 1.º ano aprenderem melhor", explica Alexandra.

Entusiasmadas, as amigas apontam para o campo de jogos da escola. "Ali os meninos do 1.º ano estão a pintar o muro, em tons de azul, verde, vermelho e amarelo, mas nós também fomos dar uma ajuda. Está muito bonito", garantem.

O vereador com o pelouro da Educação na Câmara Municipal de Setúbal, Ricardo Oliveira, aproxima-se e incentiva as crianças. "Está a ficar muito bonito", diz a um grupo que pinta o jogo do caracol.

O autarca quer contribuir, senta-se no chão e pega no pincel e na tinta vermelha para ajudar a pintar os números no interior do jogo.

Ricardo Oliveira está satisfeito por ver o empenho e a dedicação das crianças, que "se organizam, pintam, varrem o chão e ajudam os colegas" para darem uma nova imagem à escola que frequentam.

"É muito importante as crianças ganharem o gosto por construírem o meio que as rodeia. Concebem e depois cuidam. Qualquer um de nós terá sempre um grande orgulho em identificar-se com algo que ajudou a construir."

Ainda no espírito do Setúbal Mais Bonita estão previstas outras intervenções nas escolas com a participação dos pais, durante as férias do verão. "Trata-se de replicar o projeto em outros momentos para que não se esgote neste dia."

Durante o dia de hoje decorrem ações de embelezamento em dezoito escolas e, até domingo, os voluntários da campanha Setúbal Mais Bonita participam em mais centena e meia de ações de reabilitação do espaço público, como pinturas de fachadas de habitações e de outros edifícios e estruturas do espaço público, reparação de mobiliário urbano, remodelação e criação de áreas verdes e limpezas.

A campanha Setúbal Mais Bonita é uma iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal em parceria com as juntas de freguesia do concelho, com diversos apoios mecenáticos.

Para mais informações deve ser consultada a página do projeto, em facebook.com/setubalmaisbonita.

Com SMCI/CMS

Partilhe
ver mais