Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Ambiente
Setúbal: ObservaNatura 2018 decorre em diversos locais do concelho
ana maria santos
2018-09-11 / 16:13
FONTE: Rotas do Sal
O ObservaNatura, certame dedicado ao turismo ornitológico e que anualmente reúne em Setúbal centenas de estudiosos, e curiosos, de aves e meio ambiente, vai decorrer de 28 a 30 de Setembro, em diversos locais do concelho.

Actividades de observação de aves e de educação ambiental, uma feira, workshops, passeios de barco e actividades desportivas são destaques do ObservaNatura 2018, certame dedicado ao turismo ornitológico e que, este ano, tem actividades em diversos locais do concelho, tais como a Herdade da Mourisca, Casa da Baía, Parque Urbano de Albarquel e, também, no rio Sado e em Tróia.

Organizado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas/Reserva Natural do Estuário do Sado, pela Câmara Municipal de Setúbal e pelo Tróia Natura, o ObservaNatura 2018, realizado pelo décimo ano consecutivo, é dedicado ao turismo ornitológico, uma modalidade do turismo de natureza com destaque para a observação de todo o tipo de aves, de forma directa, com recurso a binóculos ou ainda através de telescópios de campo.

O evnto inclui uma feira instalada na Herdade da Mourisca, junto do Moinho de Maré, que promove um encontro entre empresas de turismo de natureza e de material óptico, organizações não governamentais, editoras e turistas ornitológicos, em torno dos valores da biodiversidade.

A feira, de entrada livre, funciona, no dia 28, entre as 12 e as 19 horas, no sábado, 29, entre as 10 e as 19 horas, e no domingo, dia 30, das 10 às 18 horas.

A possibilidade de contemplação de algumas das 265 espécies de aves do Estuário do Sado, como flamingos, garças e colhereiros, é um dos atractivos do evento, que dispõe de um posto fixo de observação junto do Moinho de Maré da Mourisca, com telescópios, binóculos e guias de campo.

A actividade naquele espaço, denominada “De Olho nas Aves”, de participação gratuita, realiza-se sábado e domingo, entre as 10.30 e as 12.30 horas.

A observação de aves do Estuário do Sado é também o objectivo de passeios de barco a realizar nos três dias do certame, com um custo de quinze euros para adultos e de cinco para jovens dos 11 aos 15 anos.

A riqueza e as potencialidades naturais da Herdade da Mourisca são dadas a conhecer nos referidos passeios a bordo da embarcação tradicional Mira Sado, com partidas, no dia 28 das 16.15 às 18.45, no dia 29, às 17 e às 18.15, e no dia 30, das 07 e às 19.15 horas.

Uma sessão de anilhagem de aves, uma das ferramentas mais utilizadas para estudar as migrações, é dinamizada no dia 30, das 8.30 e às 12.30 horas. As inscrições devem ser feitas até dia 25 através do endereço feira.observantaura@gmail.com ou, caso ainda exista disponibilidade, no próprio dia, no secretariado do evento.

Junto do Moinho de Maré da Mourisca são dinamizadas outras actividades lúdicas e de educação ambiental, como a Introdução à Observação de Aves, actividade paga, com inscrições no e-mail biotrails@gmail.com, a realizar no dia 28, às 15 horas, e a Bioblitz Observanatura, actividade gratuita de registo de espécies com o apoio de especialistas, ao longo do dia 29.

Passeios equestres pela Herdade da Mourisca, nos dias 28 e 29, um passeio botânico pelo sapal da Herdade da Mourisca, no dia 28, às 16 horas, uma aula de desenho de campo, no dia 29, às 14 horas, passeios pedestres pela envolvente do Moinho de Maré para observação de aves, nos dias 29 e 30, workshops e diversas actividades destinadas ao público infantil, na Tenda Kids, compõem o programa junto do Moinho de Maré.

O ObservaNatura 2018 inclui, igualmente, actividades com ponto de partida na Casa da Baía, como o peddy paper “À descoberta da baía de Setúbal”, no dia 29, com início às 9.45 horas, o “Blue Corner – Praias Circuito Turístico”, o “Parque Natural da Arrábida Circuito Turístico” e o “Estuário do Sado Circuito Turístico – O Estuário e o Mar”. Aquelas três actividades, com inscrições pagas, em info@nature-affairs.com, decorrem nos dias 28, 29 e 30.

Em Troia estão previstas actividades náuticas, nos três dias, passeios de barco para observação de golfinhos, uma visita guiada às ruínas romanas, no dia 29, às 15 horas, um passeio pedestre pela orla do estuário do Sado, também no dia 29, às 11 horas, e um passeio guiado pela Troia Selvagem, no dia 30, às 9.30 horas, para explorar as aves e as plantas daquele paraíso.

O programa do X ObservaNatura inclui, igualmente, actividades desportivas no rio Sado, como stand up paddle, canoagem e baptismos de mergulho, além de coasteering, percurso ao longo da zona costeira recorrendo a actividades de escalada e natação, e passeio em speedboat.

Outras informações sobre o programa do certame e a forma de inscrição nas mais de quatro dezenas de actividades podem ser consultadas na página oficial, em www.observanatura.com.

Partilhe
ver mais