Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Cartaz
Comemorações do Dia Mundial da Música em Setúbal
ana maria santos
2018-09-20 / 13:11
FONTE: Sapo
As comemorações do Dia Mundial da Música, em Setúbal, vai decorrer entre os dias 1 e 6 de Outubro, no Fórum Municipal Luísa Todi e na Casa da Cultura.

O Dia Mundial da Música, 1 de Outubro, é assinalado com um concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa, às 21 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi. O alinhamento do espectáculo inclui "No Reino da Natureza", o mais conhecido dos três poemas sinfónicos que Dvořák compôs antes de se mudar para Nova Iorque, em 1821, no final da carreira. O público pode ainda assistir à interpretação de Sally Dean do Concerto para Oboé em Dó maior, K. 314, de Mozart, que o compositor ofereceu ao famoso oboísta italiano Giuseppe Ferlendis.

A fechar o espectáculo, a Metropolitana de Lisboa interpreta a suíte do bailado "O Pássaro de Fogo", com a qual o então jovem Igor Stravinsky se estreou fora da Rússia, em 1910, e cujo sucesso lhe abriu as portas da carreira internacional.

Os ingressos para aquele espectáculo, com o custo de 15 euros para a plateia e 12 para o balcão, com direito a um segundo bilhete gratuito para acompanhante, podem ser adquiridos no Fórum Municipal Luísa Todi ou em www.bol.pt.

O programa comemorativo do Dia Mundial da Música leva ainda a que a Big Band Júnior, a orquestra de jazz mais jovem do país, apresente pela primeira vez desde o início da sua actividade, em 2010, um reportório 100 por cento português.

O espetáculo Big Band Júnior Abraça Sassetti, o primeiro de três concertos do ciclo Jazz de Outono, dia 5, às 21.30 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi, pretende dar a conhecer às gerações mais novas a obra do compositor e pianista português.

Os bilhetes para o concerto, que tem como convidados especiais a cantora Rita Maria e o pianista Filipe Raposo, têm o custo de 11 euros para a plateia e 9 para o balcão. A assinatura para os três espectáculos do ciclo Jazz de Outono pode ser adquirida por 25 euros.

No mesmo dia, a partir das 21.30 horas, a Casa da Cultura é palco de um concerto, de entrada gratuita, com Luís O Brito, Spicy Noddles e Esfera.

Luís O Brito traz os ritmos do handpan, instrumento de percussão suíço inventado em 2001, caracterizado pelo som hipnótico e relaxante e cada vez mais conhecido em todo o mundo como símbolo de harmonia e subtileza.

Já Spicy Noddles, projecto de Érika Machado e Filipa Bastos, apresenta uma sonoridade regada por samplers, guitarras, teclados, baixo e bits electrónicos, que são misturados como pacotes de temperos instantâneos para uma explosão de barulhinhos em cada uma das canções.

A completar o trio de artistas naquele concerto, a banda setubalense Esfera, enquadrada no legado do rock progressivo, oferece músicas que percorrem todo o espetro cromático dos sentimentos.

O último dia do programa das Comemorações do Dia Mundial da Música, 6 de Outubro, conta com os ritmos de Elas e o Jazz, projecto de Joana Machado, Marta Hugon e Mariana Norton, que partilham em palco o amor pelo jazz e pelas canções que marcaram a história daquele estilo musical.

O segundo concerto do ciclo Jazz de Outono, com início às 21.30 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi, recria o universo sempre contemporâneo dos musicais da Broadway e dos clubes de jazz nova-iorquinos, num espectáculo que, mais do que uma visita aos clássicos, é uma narrativa musical contada a três vozes.

As entradas, que podem ser adquiridas na bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi ou em www.bol.pt, têm o custo de 11 euros para a plateia e 9 para o balcão. A assinatura para três espectáculos do ciclo Jazz de Outono tem o custo de 25 euros.

A terminar as Comemorações do Dia Mundial da Música, os Pop Dell'Arte actuam na Casa da Cultura, a partir das 22 horas, num concerto de entrada gratuita.

Partilhe
ver mais