Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Cultura
Comemorações do aniversário da cantora lírica Luísa Todi
ana maria santos
2017-12-28 / 19:14
FONTE: CMS
A Câmara Municipal de Setúbal assinala, a 9 de Janeiro de 2018, os 265 anos do nascimento da cantora lírica setubalense, Luísa Todi.

As comemorações do aniversário da cantora, internacionalmente famosa durante o século XVIII, têm início às 9.30 horas, com a tradicional deposição de uma coroa de flores na glorieta de Luísa Todi, monumento localizado na avenida com o nome da cantora, em Setúbal.

Para além da Câmara Municipal de Setúbal, a LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão e a UNISETI – Universidade Sénior de Setúbal homenageiam Luísa Todi, igualmente com a deposição de flores no referido monumento.

Luísa Rosa de Aguiar, nome de solteira, nasceu em Setúbal, na actual Rua da Brasileira, no Bairro do Troino, a 9 de Janeiro de 1753, estreando-se no mundo do espectáculo como actriz, em Lisboa, cidade para onde foi viver com os pais.

Após conhecer Francesco Saverio Todi, violinista de origem italiana, com quem veio a casar com apenas 16 anos, encetou uma carreira que a tornou a maior cantora lírica portuguesa de sempre, alcançando êxitos nas principais salas europeias, em Londres, Paris, Berlim, Turim, Varsóvia, Veneza, Viena e São Petersburgo.

Luísa Todi faleceu em Lisboa, a 1 de Outubro de 1833, com 80 anos, cega, devido a uma doença que tinha desde nova.

Partilhe
em destaque
Bloco de Esquerda reuniu com “Plataforma Cívica Aeroporto BA6-Montijo Não”
Semana Europeia da Mobilidade: Palmela promove Curso de Eco-condução
Setúbal: aumentam as temperaturas e o risco de incêndio
Grécia: GNR auxilia 17 migrantes na ilha de Lesvos
ver mais