Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Cultura
Dia Internacional e Noite Europeia dos Museus assinalados em Setúbal
ana maria santos
2018-05-08 / 17:56
FONTE: DR
As comemorações, em Setúbal, do Dia Internacional dos Museus e da Noite Europeia dos Museus, que se assinalam a 18 e 19 do corrente mês, incluíem entradas gratuitas em diversos museus do concelho, visitas nocturnas a espaços museológicos, poesia e animações a cargo do TAS – Teatro Animação de Setúbal.

“Entre Museus” é a designação da iniciativa que tem início no dia 19, às 21 horas, na Galeria Municipal do Banco de Portugal, seguindo depois para a Casa do Corpo Santo e Museu do Trabalho Michel Giacometti, onde o TAS – Teatro Animação de Setúbal apresenta uma rábula alusiva às tradições populares do concelho e que terá transmissão em directo, a partir das 22 horas, para o canal de Youtube do espaço museológico.

A referida transmissão, a cargo dos estudantes do curso de Produção Audiovisual da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, sob orientação do professor Pedro Felício, visa mostrar que o museu do século XXI deve ser um espaço vivo, atento e actualizado na forma como se relaciona com os diferentes públicos.

Conduzido pelo chefe do Serviço Municipal de Bibliotecas e Museus, José Luís Catalão, a iniciativa termina na Casa Bocage onde estão previstas algumas surpresas para os participantes naquela acção, no âmbito da Noite Europeia dos Museus, e cuja inscrição de participação, gratuita, deve ser feita pelo telefone 265 537 890 ou pelo endereço museu.setubal@mun-setubal.pt.

As actividades da Noite Europeia dos Museus culminam com uma performance poética pelo TAS, a partir das 23 horas, na Casa Bocage, onde o tema é a poesia erótica, satírica e amorosa de Bocage.

O Museu do Trabalho Michel Giacometti, a Casa Bocage, a Casa do Corpo Santo e a Galeria Municipal do Banco de Portugal abrem entre as 21 e as 24 horas, na Noite Europeia dos Museus, que se assinala a 19 de Maio, com entradas gratuitas.

No dia anterior, 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, aqueles espaços museológicos municipais também estão abertos ao público com entradas gratuitas para quem quiser visitar as exposições permanentes e temporárias.

Já o CAO1 da APPACDM, polo do Museu do Trabalho Michel Giacometti, apresenta, entre os dias 14 e 18, as animações “O Bomboca e as Suas Máquinas”, para o público infantil, e “Nós Dançamos com as Máquinas”, ambas mediante marcação, feita pelos números 265 235 646 e 910 582 516 ou pelo endereço appacdm.cao.1.setubal@gmail.com.

O Dia Internacional dos Museus, celebração anual criada pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, tem nesta edição como tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.

Os museus portugueses, incluindo os do concelho de Setúbal, voltam também a associar-se à Noite Europeia dos Museus, criada pelo ministério francês da Cultura e da Comunicação, com a dinamização de um conjunto de iniciativas culturais.

Partilhe
em destaque
Operação Baco: GNR registou mais de mil condutores com excesso de álcool
Apreensão de droga em Almada: Tribunal decreta prisão preventiva para dois dos detidos
Moita: Plano de Segurança da Água apresentado publicamente
Seixal: visita à Olaria Romana da Quinta do Rouxinol
ver mais