Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Cultura
Exposição "Noé & Filhos" patente até Março
ana maria santos
2018-02-05 / 22:10
FONTE: SMCI/CMS
A antiga fábrica setubalense Noé & Filhos, que laborou entre 1940 e 1976, é revisitada numa exposição fotográfica e documental inaugurada no último sábado, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, onde fica patente até 2 de Março.

A fábrica de conservas de carnes verdes e produtos porcinos Noé & Filhos, propriedade de Noé Isidro de Souza, localizava-se na zona anteriormente conhecida por Caldo Verde, hoje Bairro de São Gabriel.

Numa época em que imperavam as conservas de peixe, esta fábrica dedicava-se ao comércio de carne de porco e aos seus derivados, com uma gestão familiar, partilhada entre o patriarca e os filhos.

A mostra "Fábrica de Conservas de Carnes Verdes e Produtos Porcinos" inclui fotografias e documentos sobre o trabalho da unidade fabril, provenientes dos arquivos pessoais de Adelino Izidro de Souza Lima, neto do fundador da empresa.

"Noé & Filhos" deu trabalho a dezenas de setubalenses e acolheu também trabalhadores rurais, vindos das zonas limítrofes da cidade, estendendo-se, em tempos, até ao Alentejo.

A inauguração da mostra contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Manuel Pisco, e de familiares descendentes dos proprietários da empresa "Noé & Filhos".

A exposição pode ser visitada no Museu do Trabalho Michel Giacometti até 2 de Março, de terça a sexta-feira das 9.30 às 18 horas e, aos sábados e domingos, das 14 às 18 horas.

Partilhe
em destaque
Râguebi: Portugal-Suíça realiza-se amanhã em Setúbal
Chama da Solidariedade chegou ao concelho da Moita
IPS: Projecto Vocologia do Fado publica estudo científico na Create Space
Setúbal: rua Tenente Valadim fechada ao trânsito
ver mais