Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Cultura
Faleceu o actor João Ricardo o “nosso” Bento de Mar Salgado
ana maria santos
2017-11-23 / 21:36
FONTE: DR
Morreu esta tarde, aos 53 anos de idade, o actor João Ricardo que interpretou, na telenovela Mar Salgado, filmada em Setúbal, o inesquecível personagem Bento Correia, vendedor de peixe no Mercado do Livramento.

A doença de João Ricardo, um carcinoma cerebral, foi conhecida em Outubro do ano passado após o actor se ter sentido mal durante as gravações de mais uma telenovela da estação de Carnaxide.

Na ocasião, o actor foi operado de urgência e voltou à sua actividade profissional estando, há cerca de um mês, no elenco da telenovela “Espelho D`Água”, gravações que teve que abandonar depois do agravamento do seu estado de saúde.

Aliás, no final do passado mês de Outubro, foi emitido um comunicado onde se informava o seguinte: “para evitar todas as deturpações e especulações sobre o estado de saúde do actor João Ricardo informo que o tumor reapareceu e que o actor está em fase de tratamentos. Por ser uma doença complicada quero pedir a todos que respeitem esta fase menos boa da sua vida. O João agradece a todos os fãs, colegas e amigos a preocupação no seu estado de saúde”.

O actor voltaria hoje, 23 de Novembro, a ser internado, de urgência, mas acabou por não levar a melhor sobre a doença devastadora.

Em Setúbal, e para os setubalenses, ficará a memória de um personagem caricato, ternurento e divertido, quando da sua participação na telenovela “Mar Salgado” interpretou o personagem Bento Correia, vendedor de peixe no Mercado do Livramento onde, diáriamente, entre 2014 e 2015, foram raros os dias em que não era visto, no decorrer das filmagens mas, também, nunca negando uma palavra, uma atenção, ao comum cidadão que o abordava e queria falar com ele.

Antes do início da telenovela, os actores (os que iriam interpretar personagens de vendedores de peixe) estiveram em formação no Mercado do Livramente, mais concretamente na bancada da família Carmo e, na ocasião, foi essa a nossa primeira abordagem com os actores que, no caso de João Ricardo, nos confidenciou ser aquela preparação, “fundamental para o papel que vou desempenhar. Aliás (riu), não consigo distinguir um carapau de uma sardinha... mas já vou percebendo que a sardinha tem muito mais escamas que um carapau!”

Ao longo dos meses, fomos testemunhas do profissionalismo e da entrega deste homem que, não temos dúvidas, levou consigo Setúbal no coração.

Aos familiares do Ricardo, ao filho, aos amigos e colegas, o jornal Gazeta Setubalense apresenta as mais sentidas condolências.

Partilhe
ver mais