Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Emprego Saúde Ambiente Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Cultura
Festa de Nossa Senhora do Rosário de Tróia
ana maria santos
2019-08-14 / 16:51
FONTE: JFSS
A Festa de Nossa Senhora do Rosário de Tróia 2019 decorre, este ano, entre os dias 18 e 20 do corrente mês, com actividades que unem as duas margens do rio Sado.

A tradicional festa da comunidade piscatória de Setúbal, que este ano irá decorrer no próximo fim-de-semana, entre os dias 18 e 20, volta a cumprir as actividades que fazem desta uma das mais antigas e emblemáticas manifestações de fé dos homens do mar.

A realizar, em períodos diferentes, nas duas margens do rio Sado, as Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia incluíem manifestações religiosas, um concurso de barcos engalanados, um círio fluvial e animação musical.

Repartida entre a área ribeirinha de Setúbal e a Caldeira de Tróia, a festa começa hoje, quarta-feira, com um tríduo em honra da Santa Padroeira, o qual se volta a repetir amanhã e sexta-feira, na Igreja de S. Sebastião, sempre às 21.30 horas.

No sábado, às 8 horas, será dada a primeira alvorada, em Setúbal e, às 15 horas, na Igreja de São Sebastião, irá decorrer uma missa pelos marítimos falecidos. Uma hora depois, sensivelmente às 16 horas, da referida Igreja irá sair a procissão com a imagem da Santa Padroeira, a qual será transportada, entre a zona ribeirinha de Setúbal e a Caldeira de Tróia, por via fluvial.

Já em Tróia, no mesmo dia, a partir das 21.30 horas, decorre a procissão das velas, pelo areal da praia. Após o momento religioso, manda a tradição que se cumpram as manifestações populares, com baile e arraial que prometem durar até ao amanhecer.

No domingo, dia 18, e após a alvorada, sempre às 8 horas, será celebrada uma missa, às 10.30 horas, seguida de uma procissão pelo areal da Caldeira de Tróia onde, a partir das 16 horas, estão previstos vários divertimentos e, às 17 horas, o concurso de barcos engalanados onde será escolhida a embarcação que irá trazer, de volta a Setúbal e à Igreja de S. Sebastião, a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Tróia.

Naquele mesmo dia, a partir das 22 horas, irá haver baile e arraial e um espectáculo de fogo de artifício, agendado para a meia noite.

Segunda-feira, dia de encerramento das festividades e de regresso da Padroeira a Setúbal, irá decorrer, ainda em Tróia, uma missa por alma dos marítimos falecidos e seus familiares e, a partir das 11 horas, haverá divertimentos na praia e meia hora depois serão entregues os prémios aos vencedores do concurso de barcos engalanados.

O ponto alto das festividades será o tradicional retorno de Troia a Setúbal, em círio com dezenas de embarcações engalanadas, com partida às 17.15 horas e chegada prevista para as 18 horas onde, cumprindo a tradição, a imagem de Nossa Senhora, Padroeira dos pescadores de Setúbal, será recebida na área ribeirinha da cidade por centenas de pessoas.

Resta acrescentar que a Festa de Nossa Senhora do Rosário de Troia é organizada por uma comissão própria e conta com diversos apoios, incluindo a Câmara Municipal de Setúbal, Junta de Freguesia de São Sebastião e União das Freguesias de Setúbal.

Partilhe
ver mais