Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Emprego Saúde Ambiente Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Cultura
Festival Internacional de Teatro de Setúbal arranca a 22 de Agosto com algumas novidades
ana maria santos
2019-07-12 / 19:15
FONTE: SMCI/CMS
O maior encontro de Mimos de Portugal, a criação do “Clube de Amigos do TEF”, as preocupações ambientais que levam ao fornecimento de garrafas reutilizáveis (que se podem guardar como lembrança do Festival) e colocar um dispensador de água em locais onde os participantes possam encher a sua própria garrafa, para além da presença de novas companhias estrangeiras que, pela primeira vez, participam na Festa do Teatro, são algumas das novidades que o Festival Internacional de Teatro de Setúbal apresenta nesta sua XXI edição.

A qualidade das apresentações a que o Teatro Estúdio Fontenova já habituou o público, ao longo dos últimos 20 anos, continua patente, e melhorada na XXI Festa do Teatro – Festival Internacional de Teatro de Setúbal, a decorrer entre 22 de Agosto e 1 de Setembro, em vários locais da cidade.

Nesta que é a sua 21.ª edição, a Festa do Teatro – Festival Internacional de Teatro de Setúbal, apresenta, pela primeira vez e na Secção Oficial, três novas companhias estrangeiras, assim como com uma estreia do TEF, “Lugar de Túbal”, que este ano termina o ciclo iniciado o ano passado, dando continuidade à narrativa sobre a história de Setúbal contando com videomapping e música ao vivo.

Ao todo, o Festival irá apresentar 15 espectáculos na Secção Oficial, oito na secção Mais Festa – A Concurso e sete na Secção Mais Festa – Extra Concurso, dois concertos (um de abertura e um de encerramento), uma mostra de curtas, conversas de teatro, duas exposições (uma de fotografia e outra de ilustração); 3 actividades paralelas e um Seminário Intensivo e 40 actividades, onde se incluíem duas estreias, uma das quais do Teatro Estúdio Fontenova.

Para a edição deste ano foram apresentadas 44 candidaturas à Secção OFF - Mais Festa, provenientes de Portugal, Brasil, Espanha, República Checa, Argentina, Uruguai, Colômbia, Itália e França. Do programa fazem ainda parte mais quatro companhias brasileiras (que trás a Setúbal mais uma banda musical no dia da abertura), uma francesa, uma checa e outra chilena (que representam os seus países pela primeira vez no Festival), uma Espanhola (à qual se acrescenta uma banda musical feminina, que irá encerrar a Festa percorrendo a avenida Luísa Todi até à Casa da Cultura.

Mas a Festa do Teatro trás outras novidades nesta edição. Uma delas é a criação do “Clube de Amigos do TEF” que vai garantir aos seus  membros assistir a todos os espectáculos do Teatro Estúdio Fontenova, ao longo do ano e, também, a todos os espectáculos do Festival, a preços muito reduzidos (20 euros de inscrição anual, ou 25 euros com oferta de t-shirt e saco do Festival, abrangendo o período de 1 de Agosto do corrente ano a 15 Agosto de 2020, ficando o preço dos bilhetes a 2,5 euros por espectáculo. Este ano mantêm-se o “Passe Festa do Teatro”, iniciado na última edição, que permite assistir a todos os espectáculos da Secção Oficial, a um preço reduzido e com bilhetes à venda na Casa da Cultura.

Uma outra novidade é a a abertura de candidaturas ao “maior encontro de Mimos do país” que, segundo a organização e partindo da imagem do Festival, o mimo “poderá ser reproduzido em várias caras, de miúdos e graúdos, na Praça do Bocage, dia 2 de Agosto pelas 19 horas. Convidamos, assim, todos os presentes a juntarem-se a nós de cara pintada e com o vosso melhor fato”.

Por outro lado, e não esquecendo as questões ambientais, este ano os participantes/público do Festival serão convidados a utilizar uma garrafa reutilizável (que poderão manter como lembrança do Festival) e colocar um dispensador de água em locais onde os participantes possam encher sua própria garrafa, com o objectivo, segundo a organização, o Teatro Estúdio Fontenova e a Câmara Municipal de Setúbal, de “economizar uma enorme quantidade de plástico e, acima de tudo, poder ajudar a repensar a forma como consumimos”.

Tal como já referido, o Festival Internacional de Teatro de Setúbal tem início a 22 de Agosto, às 18 horas, no Convento de Alferrara (S.Paulo), com um apontamento musical a cargo de Martim Lota & Micaela Castanheira. O mesmo é de entrada gratuíta e aberto ao público em geral. No mesmo dia, ás 22 horas, no Largo do Sapalinho, apresenta-se  Entremezes, Teatro das Beiras, com uma peça para maiores de 6 anos, na Secção Oficial.

O programa completo do Festival Internacional de Teatro de Setúbal pode ser consultado em https://www.facebook.com/FestivalTeatroSetubal.

Partilhe
ver mais