Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Cultura
Festival Internacional de Teatro de Setúbal tem início a 23 de Agosto
ana maria santos
2018-08-11 / 22:36
FONTE: SMCI/CMS
O Festival Internacional de Teatro de Setúbal vai decorrer entre os dias 23 de Agosto e 2 de Setembro com perto de quatro dezenas de actividades, entre as quais 15 espectáculos na Secção Oficial, oito da Secção Mais Festa, uma mostra de curtas, duas exposições, conversas sobre teatro, um workshop e dois concertos: um de abertura e outro de encerramento do Festival de Teatro de Setúbal, que, após um longo trabalho desenvolvido desde 1995, foi finalmente reconhecido pela Direcção Geral das Artes.

No decorrer da apresentação do Festival Internacional de Teatro de Setúbal – XX Festa do Teatro, a decorrer entre os dias 23 de Agosto e 2 de Setembro, José Maria Dias, director do Teatro Estúdio Fontenova, sublinhou que "de 1995 a 2018 vimos crescer uma Festa do Teatro em Setúbal, em pleno Verão, para mais do triplo das actividades. Reconhecemos em cada vez mais caras ao nosso lado um sorriso que se rasga quando se fala do festival", destacando a "presença forte de temas ligados à mulher e ao feminino" em diversas peças na programação deste ano do evento, organizado pelo Teatro Estúdio Fontenova e pela Câmara Municipal de Setúbal.

Uma das novidades deste ano é a possibilidade de aquisição de um passe para todos os espectáculos, com o valor de 30 euros, à venda até 16 de Agosto na Casa da Cultura, medida que pretende contribuir para "criar novos públicos e fidelizar os já existentes".

Na ocasião, a vereadora Carla Guerreiro, lembrou  que a Festa do Teatro "tem vindo a afirmar-se cada vez mais a nível nacional", facto que "a cidade só tem a agradecer" pelo dinamismo que proporciona.

"Durante os dias em que se realiza o festival, recebemos muitas pessoas de fora e os munícipes têm uma oportunidade muito interessante de desfrutar de um evento com características diferentes."

No certame, que decorre em vários equipamentos e espaços públicos da cidade, apresentam-se 15 espectáculos na Secção Oficial, 16 na Secção Mais Festa, sendo que oito são a concurso e oito extraconcurso, dois concertos, uma mostra de curtas-metragens, conversas de teatro, duas exposições e um workshop.

Além de companhias nacionais, marcam presença oito estrangeiras, entre as quais quatro de Espanha, três do Brasil e uma de Itália.

Quanto aos grupos espanhóis, a La Compañía Albadulake apresenta, a 23, o espetáculo "Las Expertas", enquanto a Vaivén Circo recria o ambiente de um dia de trabalho numa fábrica no início do século XX com a produção "Do Not Disturb", agendada para dia 26. Ambos têm início às 22 horas, no Fórum Luísa Todi.

Os Abrego Teatro trazem à XX Festa do Teatro, no dia 29, a peça "Bodas de Sangue" e os Tras el Trapo levam à cena, a 2 de Setembro, "La Mar de Lejos". Ambos os espectáculos têm início às 19 horas, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama.

Do Brasil vêm a Cia. Girolê, que apresenta, nos dias 26 e 27, às 19 horas, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, a produção "Sobre Lendas e Mulheres", e a Palavra Z – Produções Culturais, que leva à cena, a 27, às 22 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi, "Contos partidos de amor".

Os brasileiros Ocupa Teatro apresentam o espectáculo de rua "A chegada de Lampião ao inferno", no Largo do Sapalinho, no dia 31, às 23.30 horas.

Um espectáculo de rua é também a proposta da companhia italiana Clown Idá, que, nos dias 25 e 26, 11 horas, leva "La Fabrica delle Bolle" ao Parque do Bonfim, à Praça de Bocage, a 25, às 18 horas, e ao Parque Urbano de Albarquel, a 26, às 18 horas.

A XX Festa do Teatro tem cinco estreias previstas, a começar pelo anfitrião Teatro Estúdio Fontenova, que, no espectáculo de abertura do evento, dia 23, às 18 horas, no Forte de São Filipe, estreia a produção "Ah! Minha Dinamene!".

A companhia setubalense apresenta também pela primeira vez, a 31, às 22 horas, na Praça de Bocage, "Lugar de Túbal", uma performance/instalação em construção progressiva que culmina na edição de 2019.

Os Cães do Mar, de Angra do Heroísmo, vencedores da Secção Off Mais Festa da edição de 2017, estreiam a 1 de Setembro, às 22 horas, no Largo do Sapalinho, "Rimance de Mateus e a Baleia", uma ópera folk interpretada por um actor e um cantor, acompanhados pela Banda Filarmónica da Capricho Setubalense.

Já os White Noise Teatro escolheram Setúbal para apresentar pela primeira vez, no dia 24, às 23.30, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, "Hoje durmo em Berlim", enquanto os 33 Ânimos estreiam a peça "Corpo Futuro", a 25, às 22 horas, no ginásio da Escola Secundária Sebastião da Gama.

Além da Secção Oficial, a XX Festa do Teatro mantém a Secção Off Mais Festa, a qual abre as portas a jovens criadores e a novos projectos teatrais, que usufruem da logística e promoção do certame.

A par do teatro, com espectáculos de sala e de rua e encontros, o festival proporciona outras iniciativas culturais, como a exibição de curtas-metragens, conversas sobre teatro e apontamentos musicais.

A Festa do Teatro serve de interlocutor entre os artistas e a comunidade, potenciando hábitos de fruição cultural e apostando na formação de públicos e no desenvolvimento da sua capacidade crítica.

A entrada para os espectáculos da Secção Oficial tem um custo de oito euros. Os estudantes, menores de 25 e maiores de 65 anos pagam seis.

Na Secção Off "Mais Festa", os bilhetes não têm preço definido, embora se peça aos espectadores convidados que façam uma contribuição solidária para os artistas intervenientes. Os restantes eventos são de entrada gratuita.

Mais informações podem ser consultadas no website do Teatro Estúdio Fontenova, acessível em www.teatroestudiofontenova.com e no blogue teatrofontenova.blogspot.com.

As reservas para as apresentações no Fórum Municipal Luísa Todi são efectuadas na bilheteira do fórum e para os restantes espectáculos através dos contactos telefónicos 265 233 299 e 927 718 386.

Partilhe
ver mais