Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Cultura
Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida: desfile fluvial realiza-se no próximo domingo
ana maria santos
2019-07-10 / 15:54
FONTE: SMCI/CMS
O ponto alto do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida, o tradicional desfile marítimo de barcos engalanados, pelo rio Sado, decorre no próximo domingo, 14 de Julho, a partir das 8 horas.

Com o rio Sado e a Serra da Arrábida a servir de cenário, o círio marítimo, um dos pontos altos da programação da festa e uma tradição popular da comunidade piscatória setubalense, realiza-se dia 14, domingo, após concentração das embarcações, às 8 horas, na Doca dos Pescadores e com trajecto definido até ao Portinho da Arrábida.

O desfile fluvial tem passagens pelo Nicho de Nossa Senhora do Cais e pelo Hospital do Outão e está aberto a todos os marítimos interessados em participar na procissão das embarcações, sendo as inscrições realizadas na União das Freguesias de Setúbal, através do número de telefone 265 546 414.

A par do círio, alguns festeiros irão concentrar-se junto do Largo da Palmeira, na Fonte Nova, às 9 horas, para seguirem de autocarro para o Convento da Arrábida, onde se realiza uma romagem penitencial à Ermida do Sr. dos Aflitos, seguida de missa, às 12 horas, procissão e almoço-convívio.

O grande cortejo marítimo de barcos engalanados de regresso a Setúbal, com a imagem de Nossa Senhora da Arrábida, está previsto para as 16.30 horas, a partir do Portinho da Arrábida, com destino à Doca dos Pescadores. As festividades terminam com uma procissão até à Igreja da Anunciada.

Entretanto, já amanhã, dia 11, realiza-se um tríduo em honra de Nossa Senhora da Arrábida, com missa e recitação de Ofício de Véspera na Igreja da Anunciada e, no dia seguinte, a 12, a partir das 18.301 horas, decorre na mesma igreja uma missa de sufrágio pelos sócios falecidos.

No sábado, 13 de Julho, terá início, também na Igreja da Anunciada, um cortejo automóvel com a imagem de Nossa Senhora da Arrábida até ao Convento da Arrábida, no qual se realiza um almoço e a recitação do terço.

De sreferir que o certame, organizado por uma comissão de festas, com diversos apoios, incluindo a Câmara Municipal de Setúbal e a União das Freguesias de Setúbal, recuperou nos últimos anos os círios marítimos de barcos de pesca engalanados que marcavam as tradicionais festividades.

As Festas do Novo Círio Marítimo de Nossa Senhora da Arrábida contam com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Fundação Oriente, da PSP, da GNR, da Casa Ermelinda Freitas, da José Maria da Fonseca e da Pastelaria Abrantes.

Partilhe
ver mais