Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Cultura
Semana Temática da Deficiência decorre a partir de sábado
ana maria santos
2017-11-23 / 19:00
FONTE: SMCI/CMS
Actividades de dança, poesia e teatro, a construção de um mural e rastreios de prevenção da insuficiência renal marcam a Semana Temática da Deficiência, que decorre entre 25 de Novembro e 3 de Dezembro, em Setúbal.

A 9.ª Semana Temática da Deficiência, inspirada no tema "A Deficiência Faz Parte...", organizada pela Câmara Municipal e pelo Grupo Concelhio para as Deficiências – Setúbal, com diversas parcerias, tem início no próximo sábado, às 15 horas, com uma Tertúlia de Poesia a ter lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A iniciativa, de entrada livre, organizada pela APPACDM de Setúbal, conta com as actuações do grupo musical Vozes de Luz do Centro de Actividades Ocupacionais 5 daquela instituição e do Grupo Coral da Associação de Socorros Mútuos Setubalense.

Ainda no sábado, a partir das 21.30 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi, realiza-se a "Dança para todos – Gala Solidária de Danças Sociais", iniciativa organizada pela Associação Oridanza – Cultura em Movimento destinada, nesta edição, à angariação de fundos para a APPACDM.

A gala, que conta já com três edições, tem como objectivo principal reunir apoios financeiros para projectos do concelho orientados para a área da dança inclusiva.

O espectáculo, com bilhetes a oito euros para a plateia e cinco euros para o balcão, conta com as participações dos grupos de dança da APPACDM de Setúbal, Rodança, Espiral, Diverte-te & Dança e Momentos de Talento, bem como de artistas convidados, casos de Paulo Bernardo e Sónia Aires, dupla proveniente da escola A Todo o Tango, de Lisboa, e de Tânia Guedes e Rita Pereira, bailarinas de danças orientais.

O programa inclui, ainda, actuações de Catarina Guerra, que apresenta danças clássicas indianas, de Russkii Klub, com danças de salão, de Edite Van Zeller, com flamenco, e do grupo de sevilhanas da União Desportiva das Pontes.

A gala Dança para Todos reserva, igualmente, participações dos grupos Sinapses e Mambo EnClave, bem como de Daniel e Desiree World Team Project e do grupo de alunos de Miguel Jones e Mónica Banza.

Dia 27, entre as 13 e as 18 horas, alunos da turma de Artes Visuais do 12.º ano da Escola Secundária Sebastião da Gama pintam um mural na Praça de Bocage, sob o lema "A Deficiência Faz Parte...", numa iniciativa em que a população é convidada a aderir.

No dia seguinte, entre as 10 e as 17.30 horas, na placa central da Avenida Luísa Todi, a população pode fazer, gratuitamente, rastreios de prevenção da insuficiência renal. A iniciativa é dinamizada pela Associação Portuguesa de Insuficientes Renais – Delegação Regional do Sul, com a colaboração de alunos do curso de Técnico de Auxiliares de Saúde do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas e da Unidade de Saúde Pública Arrábida.

O programa da 9.ª Semana Temática da Deficiência prossegue a 30 com a estreia da peça "A Estação", pelo grupo de teatro "O Puzzle", do Clube de Animação Jovem da APPACDM de Setúbal, num evento de entrada gratuita a ter lugar no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, às 21 horas, e com nova sessão a 3 de Dezembro, às 15 horas.

A Semana Temática da Deficiência tem como objectivo sensibilizar a comunidade para uma atitude de aceitação, valorização e inclusão das pessoas com deficiência e promover os valores da tolerância, solidariedade e respeito pelos outros.

Partilhe
ver mais