Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Cultura
Setúbal: Marchas Populares 2019 apresentam-se à cidade no próximo sábado
ana maria santos
2019-06-17 / 15:35
FONTE: SMCI/CMS
A Grande Marcha de Setúbal 2019, “Calafate, o Cantador da Cidade”, com letra de Natália Abreu Laureano e música de Artur Jordão, vai, pela primeira vez, ser entoada pelo público que irá estar presente na avenida Luísa Todi, no próximo sábado, 22 de Junho, a partir das 22 horas. A concurso estão, este ano, oito colectividades nomeadamente a União Desportiva e Recreativa das Pontes, o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, o Clube Recreativo Palhavã, a União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense, a Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, o Núcleo Bicross de Setúbal, o Grupo Desportivo Setubalense “Os 13” e o Grupo Desportivo Independente.

As Marchas Populares estão de volta e a avenida Luísa Todi é, como sempre, o palco principal para a sua apresentação pública.

No próximo sábado, dia 22 e igualmente a partir das 22 horas, as colectividades, participantes, do concelho fazem o que já é uma tradição: aguçam a curiosidade para um trabalho que decorre ao longo do ano e onde o bairrismo e o esforço anseiam ser reconhecido.

Este ano, a exemplo do ano anterior, a Grande Marcha de Setúbal tem como autores, letra e música, respectivamente, Natália Abreu Laureano e Artur Jordão, duas pessoas que, sempre pela positiva, têm contribuido para o, bom, resultado final desta tradição popular setubalense.

Aliás, o tema vencedor, “Calafate, o Cantador da Cidade” homenageia António Maria Eusébio e, principalmente, a celebração do bicentenário do seu nascimento.

Na edição desde ano, apresentada esta manhã, na Casa da Cultura, Fernando Luis foi anunciado como o presidente do júri, do qual fazem ainda parte Ricardo Crista, em cenografia, Diana Vieira, na área da coreografia, Rita Melo, nos figurinos, Ester Correia, na letra, e António Laertes, na música.

As oito Marchas concorrentes apresentam-se, pela primeira vez ao público,  no próximo sábado em desfiles contam ainda com as participações especiais, extraconcurso, da marcha da APPACDM de Setúbal, com “A música do meu silêncio!”, e das marchas infantis da Perpétua Azeitonense e do Núcleo Bicross de Setúbal, com as temáticas “Moinhos da nossa terra” e “Ligeiras vão saltitando”, respectivamente.

Quanto às Marchas a concurso e aos temas a apresentar, são os seguintes: União Desportiva e Recreativa das Pontes, com o tema “Setúbal Varina, num Perfeito Dialeto”, o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, com “Tradições de um povo num rio beijado pelo sol”, o Clube Recreativo Palhavã, com “P’ra que horas é o aviso?”, a União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense apresenta “Com o Mar Aqui tão Perto”, enquanto a Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense desfila com o tema “Música maestro”. O Núcleo Bicross de Setúbal apresenta a concurso o tema “No coração, a nossa marcha é rainha”, o Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, “Das salinas aos bailaricos pelo meio um namorico” e o Grupo Desportivo Independente inspira a marcha na temática “Choco frito, o sabor que só Setúbal tem”.

Os desfiles contam ainda com as participações especiais, extraconcurso, da marcha da APPACDM de Setúbal, com “A música do meu silêncio!”, e das marchas infantis da Perpétua Azeitonense e do Núcleo Bicross de Setúbal, com as temáticas “Moinhos da nossa terra” e “Ligeiras vão saltitando”, respectivamente.

Na apresentação, o vereador Pedro Pina  salientou que as marchas de Setúbal são uma “expressão maior do associativismo e da cultura popular da cidade”, e que “movimentam, em cada território, bairro e freguesia, um número de pessoas tão diferentes”, aludindo aos marchantes e ao pessoal responsável pela construção do certame, como as costureiras, os carpinteiros e os soldadores.

O programa das Marchas Populares de Setúbal 2019, certame realizado com o apoio da Europrol, culmina nos dias 28 e 29, igualmente às 22 horas, com desfiles na Praça de Touros Carlos Relvas, numa festa que “continua a ser ponto de união entre os setubalenses”, sublinhou o autarca.

As entradas simples em ambos os dias do concurso custam 2,5 euros. Os bilhetes para lugares sentados têm o valor de 3,5 euros, enquanto os acessos aos camarotes têm o preço de quatro euros por pessoa. As crianças até 10 anos não pagam.

A apresentação desta manhã terminou com a actuação de Joana Lança, madrinha das madrinhas, a cantar a Grande Marcha “Calafate, o Cantador da Cidade”.

Partilhe
ver mais