Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Cultura
Setúbal representado no Parlamento Europeu dos Jovens
ana maria santos
2019-05-15 / 22:38
FONTE: SMCI/CMS
Estudantes da Escola Secundária du Bocage representam Setúbal em duas sessões internacionais do Parlamento Europeu dos Jovens, a decorrer em setembro, na Áustria e na Alemanha.

Guilherme Monteiro e Pedro Ribeiro, 18 anos, alunos do 12.º ano da Escola Secundária du Bocage, garantem presença em duas sessões internacionais do Parlamento Europeu dos Jovens, considerada como uma das maiores organizações não-governamentais na área da educação cívica.

Juntamente com Daniel Costa e Rodrigo Rafael, Guilherme Monteiro e Pedro Ribeiro, os jovens criaram um clube de debate no estabelecimento de ensino secundário setubalense onde estudam para reflexão e partilha de ideias sobre assuntos sociais e questões políticas.

Quando se reúnem para discutir no clube de debate, com sessões organizadas com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, falam de temas que vão desde a utilização das burkas nos países ocidentais ao aborto, passando pela inteligência artificial, a pirataria informática e a pena de morte.

Desta vez, a voz destes dois estudantes passa além-fronteiras. Depois de terem participado, em fevereiro, na sessão regional do Parlamento Europeu dos Jovens, em Leiria, os jovens conquistaram acesso na sessão nacional, que decorreu entre os dias 25 e 28 de abril, em Évora.

Ao longo dos quatro dias e sempre acompanhados pela professora Isilda Costa, Guilherme Monteiro e Pedro Ribeiro assumiram o título de delegados e falaram em inglês sobre criminalidade organizada, corrupção e lavagem de dinheiro, transportes e turismo, liberdades cívicas, segurança e defesa, saúde pública e segurança alimentar.

O encontro nacional, com a presença de mais de uma centena de estudantes do ensino secundário de escolas do país e do estrangeiro, incluiu ainda atividades na área do team building, trabalho de comissão e assembleia geral, e da gastronomia, em que cada escola teve de levar comida típica da cidade onde pertence.

Guilherme participa agora na 91.ª Sessão Internacional do Parlamento Europeu dos Jovens, a decorrer em Hamburgo, na Alemanha, entre os dias 20 e 29 de setembro. Já Pedro está no 1.º Fórum Cultural do Parlamento Europeu dos Jovens, de 13 a 20 de setembro, em Viena, Áustria.

O Parlamento Europeu dos Jovens, organização não-governamental, independente, sem fins lucrativos e com objetivos na área da educação, envolve, anualmente, cerca de 35 mil jovens, entre os 16 e os 25 anos, oriundos de mais de quatro dezenas de países europeus.

Em Portugal, a entidade responsável pelo projeto é a Associação Portuguesa do Parlamento Europeu dos Jovens, fundada em 1999.

 Por: SMCI/CMS

Partilhe
ver mais