Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Desporto
Alegro Meia Maratona de Setúbal 2019 realiza-se a 5 de Maio
ana maria santos
2019-04-23 / 23:01
FONTE: SMCI/CMS
A Alegro Meia Maratona de Setúbal, iniciativa com várias provas que alia a competição ao lazer e ao estímulo da prática desportiva, vai realizar-se a 5 de Maio, com início às 10 horas, no exterior daquela centro comercial, e para cumprimento de um percurso de 21,0975 quilómetros.

Apresentada esta manhã, a Meia Maratona de Setúbal foi definida, pela presidente da autarquia sadina, Maria das Dores Meira, como uma prova “que se afirma há 30 anos como corrida popular e, ao mesmo tempo, altamente competitiva, ao gosto de todos aqueles que gostam de se superar”.

A autarca recordando os dois vencedores da primeira edição, em 1990, desejou que os mesmos “inspirem os muitos corredores que vamos ter no dia 5 de Maio, porque, na verdade, quer Joaquim Pinheiro quer Rita Borralho, foram dois dos mais destacados atletas portugueses”.

Com perto de mil inscrições já garantidas em todas as provas, o evento volta a atribuir prémios monetários aos cinco primeiros classificados da competição principal, tanto em masculinos como em femininos, entre os 500 e os 100 euros, e mantém uma certificação europeia de qualidade.

A edição 2019 da Alegro Meia Maratona de Setúbal renova a certificação de três estrelas atribuída pela European Athletics, o que reforça a qualidade da prova e realça a excelência da cidade na promoção da actividade física, num contributo para uma maior visibilidade de Setúbal a nível nacional e internacional.

Aliás, segundo referiu Carlos Costa, diretor-geral da Ceetrus Portugal, “esta é uma prova com selo europeu, que muito nos honra” e que resulta de “uma parceria de cinco anos com a autarquia, cooperação que tem permitido melhorar o evento”.

A prova principal, com 21,0975 quilómetros, é realizada maioritariamente em circuito urbano, mas conta, tal como em edições anteriores, com passagem pela Arrábida. “É o ponto desafiador, no qual a maior subida conta com 800 metros”, frisou Hugo Sousa, director da HMS Sports, empresa responsável pela organização técnica.

Em 2019, o percurso da Alegro Meia Maratona de Setúbal mantém-se inalterado, com partida no centro comercial Alegro Setúbal e meta instalada na Avenida Luísa Todi, junto do Largo José Afonso.

A Alegro Meia Maratona de Setúbal volta a integrar uma meta-volante, ao quilómetro 10, em plena Serra da Arrábida, com troféus para o primeiro homem e para a primeira mulher a passarem naquele local, desde que cumpram a totalidade dos 21,0975 quilómetros da prova.

A par da vertente competitiva, e com partida à mesma hora, o evento propõe a Corrida das Famílias, iniciativa de carácter popular, num trajecto com 5,5 quilómetros, entre o centro comercial e a Avenida Luísa Todi, em que os atletas participam a correr ou simplesmente a caminhar.

No mesmo dia, à mesma hora, além da competição principal, com um percurso entre o urbano e o natural, realiza-se a Corrida das Famílias, prova de carácter popular na distância de 5,5 quilómetros, enquanto no dia anterior, a 4, às 16 horas, há a Corrida Miúdos Alegro, para os mais novos. As inscrições para a mesma têm um custo de oito euros, até dia 30 de Abril e 10 euros, até 5 de Maio. Já a Corrida Miúdos Alegro tem participação gratuita.

A Corrida Miúdos Alegro, realiza-se a partir das 16 horas de dia 4 de Maio, junto da entrada principal do Alegro Setúbal, com distâncias que variam entre os 200 e os 1.000 metros, para crianças nascidas entre 2006 e 2014.

As inscrições, a decorrer, podem ser feitas na página oficial da Alegro Meia Maratona de Setúbal, em www.alegromeiamaratonadesetubal.pt.

Alterações ao trânsito

A realização da Alegro Meia Maratona de Setúbal 2019 motiva, a 5 de Maio, condicionamentos e cortes de trânsito automóvel em várias estradas e arruamentos da cidade, em vários períodos horários.

No dia da realização da prova, a avenida Luísa Todi estará encerrada entre as 9 e as 13 horas, enquanto as avenidas 22 de Dezembro e Dr. António Rodrigues Manito estarão interditas à circulação rodoviária das 9 às 12 horas.

A passagem dos atletas motiva, igualmente, o encerramento das avenidas Pedro Álvares Cabral, Infante Dom Henrique e Dom Manuel I, bem como da Estrada da Graça, entre as 9 e as 10 horas, enquanto que a EN10-4, de acesso às praias da Arrábida, estará interdita à circulação automóvel entre as 9 e as 12.30 horas.

Partilhe
em destaque
Bloco de Esquerda reuniu com “Plataforma Cívica Aeroporto BA6-Montijo Não”
Semana Europeia da Mobilidade: Palmela promove Curso de Eco-condução
Setúbal: aumentam as temperaturas e o risco de incêndio
Grécia: GNR auxilia 17 migrantes na ilha de Lesvos
ver mais