Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Desporto
Milhares de pessoas na Festa de Abertura da 34.ª edição da Seixalíada
ana maria santos
2017-09-24 / 13:05
FONTE: CMS
Mais de cinco mil pessoas participaram, durante a tarde de ontem, 23 de Setembro, na Festa de Abertura da 34.ª edição da Seixalíada que teve lugar no Jardim de Santa Marta do Pinhal, em Corroios. Ao longo das próximas quatro semanas são dezenas as actividades desportivas a realizar, com programas específicos para os mais novos e para o desporto adaptado que, este ano, apresenta novas modalidades.

Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, referiu que “a Seixalíada é a iniciativa desportiva popular de maior dimensão do concelho, não existindo nenhuma igual no país. No Seixal pratica-se desporto durante todo o ano. Graças ao dinamismo do movimento associativo do concelho e das condições que possuímos em termos de equipamentos desportivos, é possível realizar actividades físicas todos os dias, incluindo ao ar livre, onde se inclui a própria Baía do Seixal que convida à prática de desportos náuticos”.

A esse propósito, o autarca informou que a autarquia tem vindo a valorizar e a apoiar o movimento associativo do concelho “através da atribuição de verbas para actividades regulares e pontuais, estabelecidas através de contratos-programa. Só em 2016, o valor atribuído foi de 470.192,56 euros, abrangendo 154 colectividades, clubes e associações, destinado também para a realização de eventos, obras de manutenção e reparação, transportes, aquisição de equipamento desportivo, entre tantos outros”, referiu.

Para além daqueles apoios, a Câmara Municipal do Seixal tem ainda comparticipado para obras de requalificação dos espaços das colectividades e associações, num investimento que rondou, nos últimos anos, a mais de 2,4 milhões de euros, facto pelo qual, entende a autarquia que a aposta que faz no desporto para todos “traz benefícios para os munícipes ao nível da saúde, e promove também o lançamento de grandes atletas que iniciam a sua actividade desportiva nas colectividades do concelho, sendo este um bom exemplo que, a ser aplicado em todo o país, traria benefícios para a população nacional e favoreceria os resultados em provas de alta competição como os Jogos Olímpicos”.

A 34.ª edição da Seixalíada decorre até 21 de Outubro com o lema «Orgulho no Passado, Ambição no Futuro», sendo um dos pontos altos do calendário desportivo e social daquele concelho e assumindo-se como a grande festa do desporto popular.

Trata-se do evento mais emblemático, a nível nacional, do desporto para todos e um exemplo do trabalho conjunto entre o movimento associativo e as autarquias na área desportiva.

Participam na Seixalíada atletas informais ou federados, sendo o grande objectivo promover o desporto e permitir a prática de actividade física ao maior número de pessoas.

A edição deste ano conta com novas modalidades, como o stand up paddle, todo o terreno 4x4, pool, BMX, matraquilhos, ou skate. Sendo um evento verdadeiramente inclusivo, o desporto adaptado está também presente com várias modalidades como o boccia ou o goalball. Este ano as novidades nesta área, passam pela introdução do corfebol e do andebol adaptado. 

Em 2016, a iniciativa totalizou 216 eventos, 64 modalidades e 20.235 participantes, dos quais 15.585 do concelho do Seixal, correspondendo a 77 por cento do total. Foram ainda realizados 191 eventos de nível local, 20 de nível regional e 5 eventos de dimensão nacional.

Aquela iniciativa é organizada pela Câmara Municipal do Seixal, movimento associativo, juntas de freguesia e escolas do concelho, e conta também com o apoio do Centro Humanitário Estuário do Tejo da Cruz Vermelha Portuguesa no Seixal, associações de bombeiros, forças de segurança pública e patrocinadores.

Partilhe
ver mais