Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Desporto
Partida da Volta a Portugal em Bicicleta vai ser dada em Setúbal
ana maria santos
2018-05-23 / 11:14
FONTE: Sapo
Pela primeira vez na história da Volta a Portugal em Bicicleta, a partida da maior prova nacional de ciclismo vai ser dada em Setúbal, a 1 de Agosto.

A 80.ª Volta a Portugal Santander, que termina a 12 de Agosto em Fafe, define em Setúbal o primeiro líder da competição, com a atribuição da camisola amarela a quem vencer o prólogo, um contrarrelógio com distância, percurso e horário por divulgar.

A partida da prova apenas define a camisola amarela, uma vez que não se realizam as restantes classificações, relacionadas com os prémios de montanha, metas-volantes e juventude, encontradas nas etapas em linha.

A escolha de Setúbal como Cidade da Grande Partida 2018 tem como aliciantes a possibilidade de o público estar em contacto permanente com os ciclistas, que partem individualmente para o contrarrelógio, e o facto de o dia anterior ao prólogo ser dedicado aos preparativos finais para os 12 dias da prova.

A par da animação proporcionada pelo “circo” da Volta, a organização e todo o staff associado ao evento desportivo marcam presença em peso a 31 de Julho em Setúbal para os trabalhos de arranque da competição, com a promoção das reuniões técnicas com directores e treinadores, a definição da composição das equipas e a entrega das acreditações, entre outras questões logísticas.

O acordo que definiu o local, inédito, para arranque desta edição foi rubricado recentemente entre a Podium Events, responsável pela organização técnica da Volta, e a Câmara Municipal, o que concretiza um desejo manifestado aquando do regresso da competição ao concelho, há dois anos, no âmbito de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, após um interregno de quatro décadas e meia.

“É um enorme orgulho para Setúbal termos de novo a maior festa do ciclismo e do desporto nacional a percorrer as ruas da nossa cidade e do nosso concelho. Estamos certos do redobrado êxito de mais esta iniciativa e do seu acolhimento e apoio por toda a população, certos de que tudo faremos para manter presente em Setúbal, por muitos anos,  a Volta a Portugal em Bicicleta”, afirma a presidente do município, Maria das Dores Meira.

De referir que a ligação de Setúbal à prova remonta a 1927, ano da primeira edição do evento. Desde então, conta 26 presenças, incluindo 16 finais de etapa, sendo o prólogo uma estreia para a cidade.

Partilhe
ver mais