Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Emprego Saúde Ambiente Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Desporto
Seixalíada está de volta e apresenta novidades
ana maria santos
2019-09-21 / 22:33
FONTE: CMS
Milhares de pessoas estiveram, ontem, presentes na Festa de Abertura da 36.ª edição da Seixalíada, que decorreu no Pavilhão do Clube de Pessoal da Siderurgia Nacional, na Aldeia de Paio Pires, e onde puderam participar nas dezenas de iniciativas que se realizaram durante a tarde.

A Festa de Abertura foi apenas uma pequena amostra daquilo que se vai passar ao longo das quatro semanas em que decorre o evento. A Seixalíada é uma iniciativa de desporto para todos, onde se inclui o desporto adaptado que conta, este ano, com o corfebol, o andebol adaptado, o boccia e o futebol para cegos, bem como actividades de experimentação de tricicleta e slalom. A iniciativa associou-se às comemorações do Dia Internacional da Paz, comemorado na mesma data e instituído pela ONU em 1981.

Aquele é também um ecoevento, fruto da parceria com a Amarsul, cujo compromisso é a redução do impacto ambiental e a promoção da gestão adequada de resíduos, designadamente ao nível do uso de garrafas de água de plástico durante o  evento.

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos referiu, durante o evento, que "a autarquia faz uma grande aposta no desporto para todos, pois estamos bem conscientes da sua importância, seja pelo bem estar e pela saúde que proporciona, quer também pelos momentos de convívios que fomenta".

O autarca acrescentou ainda que "a Seixalíada é a iniciativa desportiva popular de maior dimensão do país, não existindo nenhuma que se aproxime em Portugal. É por isso que a autarquia apoia diariamente o movimento associativo popular, através da atribuição de apoios para actividades regulares e pontuais, estabelecidas através de contratos-programa, que permitem que as associações e colectividades possam dinamizar e proporcionar aos nossos munícipes a enorme e diversificada oferta desportiva que encontramos no nosso concelho. É também por isso que a autarquia tem dotado o concelho de uma rede de equipamentos desportivos, onde é possível realizar actividade física todos os dias e tem vindo a comparticipar as obras de requalificação dos espaços das colectividades e associações, num investimento que ronda, nos últimos anos, mais de 9 milhões de euros". 

Os números da Seixalíada

A iniciativa, é um dos pontos altos do calendário desportivo e social do concelho do Seixal que irá ter cerca de 200 eventos, com uma oferta desportiva de mais de 60 modalidades e 19 mil participantes.

Partilhe
ver mais