Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Emprego Saúde Ambiente Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Emprego
Ciências empresariais: Instituto Politécnico de Setúbal assina protocolo com a Japan University of Economics
ana maria santos
2019-03-03 / 19:36
FONTE: IPS
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) acaba de estabelecer um acordo de parceria com a Japan University of Economics (JUE), centrado nas Ciências Empresariais e particularmente na área do Marketing.

O acordo foi assinado na última semana, entre o presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, e a presidente da JUE, Asuka Tsuzuki, estabelecendo, em traços gerais, o intercâmbio entre ambas as instituições no que respeita a docentes e investigadores, pessoal não docente e estudantes, a troca de informação e materiais académicos, bem como a colaboração em projectos de investigação e a organização conjunta de conferências.

Nesse sentido foi recentemente submetida uma candidatura ao programa Erasmus+, através da sua acção-chave 1 - Internacional Credit Mobility (ICM), que promove o intercâmbio com instituições localizadas fora do espaço europeu, para financiamento da mobilidade de docentes, não docentes e estudantes de Ciências Empresariais, com especial enfoque na área do Marketing.

A reunião de trabalho com a comitiva japonesa, que integrou igualmente Bruno Kurt Christiaens, director do Departamento de Global Business da JUE, decorreu na Escola Superior de Ciências Empresariais, seguindo-se uma visita ao laboratório de Contabilidade e Finanças, onde os novos parceiros do IPS tiveram oportunidade de conhecer a dinâmica de uma aula de Simulação Empresarial.

No âmbito da visita ao IPS, a delegação japonesa foi também recebida, na Casa da Baía, por elementos da Câmara Municipal de Setúbal.

A universidade privada, que integra o grupo Tsuzuki Education, a JUE conta actualmente com 51 anos de existência, distinguindo-se dos padrões nacionais japoneses pela elevada taxa de estudantes estrangeiros (75 por cento de um total de 4.000) e por uma filosofia educacional assente no desenvolvimento e valorização do indivíduo, patente na máxima “Training for life through the development of individuality”.

Um dos três campus da JUE situa-se nos arredores de Fukuoka, a quarta maior cidade do Japão, com 1,5 milhões de habitantes e particularmente florescente a nível industrial, contando com importantes unidades de produção, nomeadamente da Toyota e Nissan, no sector automóvel, e Yaskawa, no ramo da robótica industrial.

No que refere à área do Marketing, Fukuoka é também uma cidade conhecida por ditar tendências de consumo, tendo sido escolhida por várias marcas mundiais para lançamento de novos produtos. “Os habitantes de Fukuoka são muito trendy, gostam de experimentar coisas novas e estão sempre na moda. Basta passear pela cidade, para perceber isso”, destacou o docente Bruno Kurt Christiaens.

Partilhe
ver mais