Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Opinião
Centenário
Um Clube da cidade, de todos os bairros e freguesias, popular e gerador de afectos.

Um século de existência é um marco. Um número par ímpar e plural. Um cem de tempo sem medo do futuro e carregado de memória e nostalgia. 2017 é ano de Centenário. O União Futebol Comércio e Indústria nasceu em 1917. Num tempo de alterações radicais no mundo e no país. De uma revolução, de uma Grande Guerra, de um acontecimento misterioso e sobrenatural. Histórico. Um punhado de 5 homens decidiram dar luz a um projecto no dia de S. João, 24 de Junho de 1917. Saltar a fogueira de mãos dadas. Olhar com laivos de sonho o desafio do associativismo e do ecletismo de então. Da entrega e da rendição aos encantos das emoções nos campos, nas estradas, nos courts, nos ringues, nas sedes. Nas bicicletas, nas raquetas, nas bolas de diversos tamanhos e pesos. Irmanados nas rivalidades, sob o signo de bandeiras, camisolas e calções, nem sempre iguais no corte, atletas de recorte técnico, entre iguais, pela mesma causa, na missão pioneira dos primeiros.

Começou por ser dos empregados e empresários do comércio e da indústria. Industriosos fundadores no contraste a preto e branco das cores, verticais nos princípios como nas riscas dos equipamentos. Virtuosos senhores do destino.

Nos primeiros tempos no Rio da Figueira e mais tarde no Bairro Baptista os Campos dos Arrojados e da Bela Vista. Uma sede saudosa na baixa em plena Arronches Junqueiro. Entre os grandes nos Campeonatos de Portugal e na Volta a Portugal.

Em 1927 os dirigentes do Comércio foram de novo fundadores da Associação de Football de Setúbal uma vez criado o distrito por desejo justo das populações e consequência do progresso da região.

No seu seio foram praticantes valiosa gente anónima e nomes da cidade como Biscaia da Silva, Silvério Jones, Lemos Ferreira, Pinto de Almeida, Orlando Valadas, Horizonte Rosa, entre tantos, todos fundamento e fundamentais para o Clube.

Um Clube da cidade, de todos os bairros e freguesias, popular e gerador de afectos.

Onde se iniciaram Virgínia Gomes, recordista nacional de 100 e 200 metros no atletismo, Quinito, Trindade e Isidro no futebol ou José Mourinho na carreira de treinador de dimensão mundial.

Onde ocuparam o cargo de Presidente da Direcção figuras como Lourenço da Conceição, igualmente Presidente da Associação de Futebol; Silvério Jones, Presidente do Comércio e Indústria e do Vitória Futebol Clube ou Carlos Silva, Presidente nos anos 70 em momentos inesquecíveis da carreira na III Divisão Nacional, Taça de Portugal e vencedor da Taça de Honra da Associação.

Onde jogaram Jaime Graça, magriço de 66, Correia, Rebelo, Vaz e Trindade no fim de carreiras de vulto.  

Onde figuras de referência como António Cangalhinhas, Manuel Cruz, Fernando Laje, Fernando Chaves, juntaram a uma longa prestação como futebolista, cargos de dirigismo e/ou técnicos.

Ao longo de 10 décadas foram conquistados títulos nacionais no atletismo, futsal, ténis de mesa. Com carreira na II Divisão Nacional em andebol na década de 1980, onde por acção de 2 entusiastas da modalidade, Amílcar Correia e Octávio Albino, se construiu o Pavilhão Desportivo e se lançaram atletas de renome como Filipe Cruz, internacional por Portugal, nos últimos anos técnico de pergaminhos no país natal, campeão africano pelas selecções angolanas da modalidade.

Nos dias de hoje salienta-se no futebol a Academia Alvinegra, revitalizada na próxima época, berço de jogadores e sede de formação de homens e mulheres.

A nova secção de Atletismo, criada em Maio de 2016 por Paulo Fernandes e Luciano Correia, é integrada por diversos campeões nacionais de trail e orientação a que se somam os nomes de Inês Marques e Tiago Romão, membros da selecção portuguesa, cujas cores representaram este ano em 10 de Junho nos Campeonatos Mundiais de Trail em Itália.

No dia 24 de Junho nos Paços do Concelho será realizada a Sessão Solene comemorativa do Centenário onde será prestada homenagem a figuras de relevo e no dia seguinte a Corrida do Centenário, tendo como madrinha da prova Virgínia Gomes, legenda do Clube.

O mês do aniversário será ultimado com o Jantar do Centenário no dia 30 às 20 horas no Restaurante "O Quintal" com entregas de prémios de mérito da época desportiva que finda aos jogadores e atletas, eleitos por colegas, directores e treinadores e homenagem às Marchas Populares do clube em 2010-2013.

Até ao 101º aniversário diversas iniciativas na cidade mostrarão a vitalidade do "velho" Comércio e Indústria.

Seguindo rumo ao futuro nas asas do sonho.

SkyScrapper
(120 x 600)