Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Política
Cidade chinesa de Tianjin pretende geminar-se com Setúbal
ana maria santos
2018-10-19 / 12:53
FONTE: SMCI/CMS
O Governo Popular de Tianjin, da China, manifestou ontem a intenção de ser a primeira cidade asiática a geminar-se com Setúbal, com vista ao desenvolvimento de parcerias em diversas áreas.

Uma delegação liderada pela vice-presidente do governo de Tianjin, Cao Xiaohong, foi recebida pela Câmara Municipal de Setúbal para definição dos termos desse acordo internacional, o qual se centrará nas áreas de indústria e portos, incluindo formação profissional, de turismo, de saúde e de cultura.

Os dois municípios pretendem aproveitar as semelhanças em termos de características geográficas e de tecido económico para encetarem uma relação que se traduza em projectos de cooperação, os quais constarão de uma proposta que Setúbal ficou incumbida de elaborar com vista à assinatura do acordo de geminação.

A delegação recebida ontem pelo município de Setúbal, composta por uma dezena e meia de elementos, incluiu, além de membros do Governo de Tianjin, o embaixador e o adido cultural da missão diplomática da China em Portugal, assim como responsáveis de instituições económicas e educativas chinesas.

A comitiva integrou ainda elementos do IPS – Instituto Politécnico de Setúbal, nomeadamente o presidente Pedro Dominguinhos, estabelecimento de ensino com o qual Tianjin desenvolve uma cooperação, que já motivara outras duas receções na autarquia a delegações chinesas do setor da educação.

A colaboração com o IPS verifica-se nas áreas da medicina tradicional chinesa e, principalmente, da tecnologia, neste caso com a instalação, ainda este ano, da única oficina Lu Ban do país e a sexta em todo o mundo, unidade destinada à formação técnica em robótica industrial.

O Governo Popular de Tianjin fez-se agora representar ao mais alto nível em Setúbal, para avançar com os termos de um acordo de geminação, como ficou definido numa reunião com a presidente da Câmara Municipal, realizada nos Paços do Concelho, em que participaram igualmente os vereadores Carlos Rabaçal e Ricardo Oliveira.

Setúbal tem atualmente acordos de geminação com oito cidades, a portuguesa Leiria, as francesas Beauvais e Pau, a marroquina Safi, a espanhola Tordesilhas, a brasileira Porto Seguro, a húngara Debrecen e a moçambicana Quelimane.

Há ainda protocolos de cooperação celebrados com Tarrafal, em Cabo Verde, Bobigny, em França, e Aksakovo, na Bulgária.

SMCI/CMS

Partilhe
ver mais