Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Política
Fórum Municipal de Setúbal lotou para apoiar candidatura da CDU
ana maria santos
2017-09-28 / 14:31
FONTE: Gazeta Setubalense
A sala do Fórum Municipal Luísa Todi lotou, ontem à noite, 27 de Setembro, para apoiar os candidatos da CDU aos orgãos autárquicos do concelho de Setúbal. O comício/festa contou com a presença do secretário geral do PCP, Jerónimo de Sousa, que elogiou o trabalho feito e voltou a reforçar a importância do exercício de voto no próximo domingo.

Reforçar a votação na CDU mas, principalmente, exercer o direito de voto foram os apelos ontem à noite feitos pela actual presidente, e candidata, da Câmara Municipal de Setúbal e pelo secretário-geral do PCP, no decorrer do comicío/festa realizado no Fórum Municipal Luísa Todi.

Na noite em que Maria das Dores Meira lembrou, cantando, a alteração feita ao hino da sua campanha em 2013, cujo refrão passou de “Setúbal vai ser diferente, a sentir de verdade o que este povo sente”, para “Setúbal já é diferente e sente de verdade o que este povo sente”, a candidata disse ter confiança no futuro mas, sublinhou, “temos que encarar de frente este desafio de reforçar a votação na CDU, de reduzir a abstenção, de levar às urnas os cépticos e de convencer os desinteressados”, uma vez que, disse, “é pouco reconhecer que a cidade e o concelho estão melhores e não é suficiente achar que o trabalho é positivo. É mesmo preciso ir votar”.

A candidata baseou o seu discurso em duas palavras: Setúbal e gratidão. Setúbal porque “é o futuro da nossa terra e da nossa gente que me motiva, o futuro de que na CDU somos portadores, porque nesta grande força de progresso e desenvolvimento que é a Coligação Democrática Unitária, sabemos ver para lá do horizonte, sabemos como construir as linhas que o definem” e gratidão “de alguém que vos agradece a possibilidade de participar deste grande labor democrático que é o poder local. Se há algo que nos faz maiores, esse desafio é ser presidente de uma Câmara Municipal como a de Setúbal, esta terra que tanto nos emociona e se sou agora, de novo, candidata a mais um mandato a esta Câmara Municipal, é a todos os que vivem neste concelho que agradeço. São vocês, sadinos de todas as origens, os que cá nasceram e os que para cá vieram, que fazem de mim a primeira de um grande colectivo da CDU onde estão os que, diariamente, se empenham, profundamente, na transformação do concelho. A todos e a todas muito obrigado pela confiança que voltam a depositar em mim”.

Maria das Dores Meira pediu ainda para que não hajam dúvidas que a CDU, “fruto do seu trabalho, da sua honestidade e da sua competência, tem todas as condições  para continuar a governar Setúbal porque neste concelho sabem quem somos, sabem  o que fizemos, sabem o que somos capazes de fazer, sabem que a CDU tem propostas consubstanciadas em todas as áreas da administração municipal num programa detalhado, propostas de desenvolvimento e de criação de mais riqueza que resultam do vasto trabalho realizado nos últimos mandatos, sempre com a participação activa das populações que é marca indelével  do trabalho da CDU”.

Maria das Dores Meira: “Continuaremos a trabalhar para melhorar o concelho”

Apelando à participação de todos na divulgação do trabalho desenvolvido, a presidente da autarquia lembrou que “cabe agora a cada um de nós, e nos dias que nos restam até às eleições, na nossa rua, no nosso bairro, na colectividade que somos sócios, junto dos nossos amigos, valorizar o enorme trabalho realizado neste concelho. Cada um de nós tem de afirmar e mostrar a transformação porque passa Setúbal, cada um de nós tem que mostrar a transformação que promovemos na nossa rede viária, nos nossos modos de mobilidade e na cidade, a mudança preparada para a Várzea, tem de mostrar a intervenção profunda que, com os moradores, estamos a fazer nos nossos bairros, de iniciativa pública no concelho, tem de mostrar as muitas e muitas obras realizadas nesses bairros, em ruas escondidas dos olhares e abandonadas há muitos anos”.

A importância de ir às urnas no próximo domingo foi sublinhada pela candidata porque, “ainda que saibamos que temos todas as condições para que os sadinos  renovem a sua confiança na CDU, a verdade é que não há vitórias antecipadas, temos de fazer ainda mais um esforço suplementar para mostrar e valorizar o trabalho realizado e apontar os caminhos que a cidade vai seguir. Essa tarefa pertence a todos, todos temos o dever de continuar a fazer com que Setúbal progrida, com que Setúbal se continue a modernizar no ritmo acelerado que temos adoptado nos últimos anos. Temos o dever de impedir o regresso ao passado, um passado de desleixo municipal, de abandono da cidade e dos cidadãos. Temos o dever de explicar a todos porque rejeitar programas eleitorais, de causa única, baseados em falsidades e meias-verdades, em demagogia barata e incoerência inaceitáveis”.

A finalizar a sua intervenção, Maria das Dores Meira deixou a promessa de que “continuaremos a trabalhar incessantemente para melhorar a cidade, para melhorar o concelho. Preparámos estes tempos que hão-de vir com muito e árduo trabalho, em que envolvemos as populações de todo o concelho, para fazer da participação popular uma regra”

“O futuro está à vossa frente”, frisou a candidata, “e o que verdadeiramente nos anima é saber que ainda temos muito para fazer. Estamos confiantes na renovação dos mandatos que os sadinos nos têm concedido mas, mais do que isso, sabemos que temos a força, o saber e a vontade para construir mais futuro em Setúbal. Contamos com todos, o futuro é nosso”, rematou.

Na sua intervenção, Jerónimo de Sousa enalteceu o trabalho feito no concelho de Setúbal manifestando “uma grande confiança para um grande resultado no próximo domingo”, num concelho, disse, “com provas dadas e trabalho realizado como está bem expresso neste concelho, que tem merecido o inequívoco apoio da população, com um trabalho assente na honestidade e na competência”

O secretário-geral enalteceu “a luta dos eleitos da CDU em defesa pelos direitos dos cidadãos”, dando como exemplo a Junta de Freguesia do Sado  “que mobilizou a população em defesa da manutenção da Caixa Geral de Depósitos” e fez referência às várias transformações concretizadas no concelho, a nível ambiental, económico, social e patrimonial.

Jerónimo de Sousa: “Que ninguém fique em casa”

Jerónimo de Sousa disse ter sido a CDU que “recuperou o concelho do desastre para onde a anterior gestão do PS o arrastou” e que “o povo do concelho de Setúbal sabe o valor da intervenção da CDU na Câmara e nas Juntas de Freguesia, sabe que vai continuar a levar o concelho em frente pelo lado certo”.

O secretário-geral do PCP voltou a apelar para que “ninguém fique em casa a permitir que outros decidam por si, que ninguém se distraia com as vozes dos salvadores de pacotilha que nas eleições sempre aparecem, que ninguém falte com o seu voto na CDU. Que ninguém fique descansado. De hoje até domingo muitas serão as vozes a dar como certos tais e tais resultados, derrotas e vitórias, a eleição deste ou daquele vereador. De hoje até domingo não nos cansaremos de dizer que não há vitórias antecipadas, que não há donos de votos, seja de quem for. Todos os votos contam, e que quem determina o resultado das eleições é o voto dos eleitores, e cada um desses votos faz falta a Setúbal. Que ninguém falte com o seu voto”, voltou a apelar Jerónimo de Sousa.

No decorrer daquele comício/festa houve ainda espaço para as actuações de Deolinda de Jesus, José Nobre, com o personagem “Zé Enzol”, Miguel Guerreiro, Hands on Approach (Rui David ofereceu a Maria das Dores Meira uma foto da sua autoria: uma imagem de um passadiço da área dos mariscadores de Gâmbia) e Toy, que entoou o hino da campanha da CDU, “Setúbal já é diferente”.

Partilhe
em destaque
Direcção dos Bombeiros de Águas de Moura agradece empenho dos seus operacionais
Elvira Fortunato distinguida com Prémio Czochralski 2017
Conselho de Ministros aprova Decreto-Lei relativo aos terrenos da Margueira
Homem detido por posse de mais de cinco mil doses de droga
ver mais