Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Política
Governo chinês estabelece (novos) projectos de cooperação com Setúbal
ana maria santos
2019-06-26 / 20:37
FONTE: SMCI/CMS
O governo municipal de Tianjin, China, e a Câmara Municipal de Setúbal estabeleceram, ontem, projectos de cooperação em diversas áreas de intervenção, numa reunião realizada nesta cidade.

Uma comitiva liderada pelo vice-presidente do governo municipal de Tianjin, Sun Wenkui, foi recebida pela presidente da autarquia sadina, Maria das Dores Meira, num encontro com uma extensa comitiva chinesa e na qual participaram, também, vários elementos do executivo municipal português e representantes do IPS – Instituto Politécnico de Setúbal e da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra.

O objectivo da reunião foi a definição de projectos de cooperação em diferentes áreas, no âmbito de um processo iniciado a 5 de Dezembro do ano passado com a assinatura de uma carta de intenções entre os dois municípios e que visa a celebração de um acordo de geminação.

Comércio, portos, turismo, em particular o do sector náutico, juventude, com intercâmbio regular de jovens, cultura, desporto e educação foram áreas definidas como prioritárias durante a reunião para o desenvolvimento de parcerias.

Um dos eixos de cooperação estabelecidos entre Setúbal e Tianjin centra-se no campo da educação, em especial na formação profissional, com destaque para a promoção conjunta do desenvolvimento da Oficina Lu Ban, plataforma de colaboração tecnológica com a China a funcionar, desde o final de 2018, no Instituto Politécnico de Setúbal.

Durante o encontro ficou definido que o IPS, fruto da experiência entretanto adquirida, vai prestar apoio a Tianjin na construção de novas oficinas Lu Ban no Brasil e em África.

No que diz respeito ao turismo náutico, o governo municipal de Tianjin manifestou vontade de colaborar com Setúbal no âmbito de um projecto de embarcações de recreio que se encontra a desenvolver.

Ambos os territórios estabeleceram, igualmente, vários pontos de partida para futuras parcerias em que o porto de Setúbal pode assumir um papel de especial relevância.

O vice-presidente do governo municipal de Tianjin endereçou ainda um convite, já aceite, à presidente da Câmara Municipal de Setúbal para se deslocar à cidade chinesa no próximo ano, para marcar presença nos eventos de âmbito internacional Summer Davos 2020 e 4.º Congresso Mundial de Inteligência.

Partilhe
ver mais