Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Política
Nosso Bairro, Nossa Cidade: autarquia de Setúbal entrega réplica do prémio “Boas Práticas” aos moradores
ana maria santos
2018-11-26 / 19:44
FONTE; JFSS
A Câmara Municipal de Setúbal vai entregar, aos representantes dos moradores de cada um dos bairros abrangidos pelo programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, uma réplica do prémio “Boas Práticas” atribuído aquele projecto pela Associação Internacional de Cidades Educadoras.

A Câmara Municipal de Setúbal recebeu o galardão a 16 de Novembro, no XV Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado no Centro de Congressos do Estoril, e pretende agora realizar uma cerimónia para entrega de uma réplica do prémio aos representantes dos moradores de cada bairro.

Os encontros, que irão decorrer entre os dias 4 e 13 de Dezembro, contam com a participação do vereador Carlos Rabaçal, coordenador do programa municipal e visam a preparação da cerimónia de entrega da réplica do prémio “Boas Práticas”.

O primeiro encontro preparatório, com os moradores da Alameda das Palmeiras, realiza-se no dia 4, às 18 horas, no Centro Social Nossa Senhora da Paz, da Cáritas Diocesana de Setúbal.

Seguem-se reuniões com os moradores da Bela Vista, dia 7, às 18.30 horas, na Escola Básica Ordem de Sant’Iago, e do Forte da Bela Vista, 10 de Dezembro, às 18 horas, também nas instalações da Cáritas.

As duas últimas reuniões realizam-se no dia 13, às 18 horas, na Escola Profissional de Setúbal, com os moradores das Manteigadas, e às 21 horas, no Centro Multicultural da Quinta de Santo António, com os residentes daquele bairro.

A distinção feita ao programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, projecto a decorrer desde 2012 em cinco bairros da zona da Bela Vista, reconhece o potencial educador do programa e enaltece o contributo para a transformação da cidade através da capacitação dos munícipes para a construção de uma comunidade com mais qualidade de vida.

O programa municipal, que envolve residentes, serviços autárquicos e perto de trinta entidades sediadas no território, engloba os bairros da Bela Vista, da Alameda das Palmeiras, do Forte da Bela Vista, das Manteigadas e da Quinta de Santo António.

Lembramos que o Nosso Bairro, Nossa Cidade estabelece que as acções a realizar devem ser protagonizadas pelos moradores, gerando a participação das pessoas nas decisões que a elas e à sua comunidade dizem respeito, com o objectivo de promover a autonomia, a responsabilidade e o crescimento colectivo.

As pessoas, organizadas em grupos, participam nas decisões e também nas tarefas inerentes à execução das acções, numa lógica de formação de lideranças e de mobilização popular.   

Partilhe
ver mais