Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Região
Alcácer do Sal: concluídas as obras do Museu Municipal Pedro Nunes
ana maria santos
2019-03-20 / 16:49
FONTE: CMAS
Dois anos após o início, estão concluídas as obras de requalificação do Museu Municipal Pedro Nunes, em Alcácer do Sal.

Iniciadas em Março de 2017, após adjudicação e assinatura do acto de consignação entre o referido município e a empresa IN SITU, as obras visaram tornar o Museu Municipal Pedro Nunes num espaço adequado às suas funções, sem desvirtuar a outrora Igreja do Espírito Santo, edifício classificado como Imóvel de Interesse Público em 1993.

Os trabalhos contemplaram o acondicionamento das estruturas arqueológicas, através da protecção e respectivo aterro das mesmas, obras de conservação e manutenção do edifício, restauros nos altares laterais e altar-morrestauro e conservação da parede atrás do altar-mor, a execução do pavimento, de uma casa de banho e remodelação completa da cobertura, com tratamento das asnas existentes e execução de reforços, bem como a execução do coro-alto, introdução de espaços e infraestruturas adequados e necessários ao funcionamento do museu (redes eléctrica, de incêndio, intrusão, águas e esgotos).

A profunda intervenção de que o Museu foi alvo teve um investimento elegível de 775.140,38 euros, a que corresponde uma comparticipação do FEDER de 658.869,32 euros. Ao referido valor soma-se a intervenção de conteúdos museológicos, que eleva o custo de toda a operação para cerca de 1,5 milhões de euros.

De referir que o Museu Municipal Pedro Nunes encerrou ao público em 2007, devido ao avançado estado de degradação do edifício.

Entre 2008 e Janeiro de 2011 acolheu um ciclo de escavações realizadas pelo Sector de Arqueologia e Museologia da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, que deram a conhecer a ocupação humana daquele espaço, do séc. IV a.C até ao séc. XVIII.

A inauguração do renovado Museu Pedro Nunes está agendada para o dia 6 de Abril, pelas 15.30 horas.

Partilhe
ver mais