Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Região
Palmela: Museu da Música Mecânica convida a saber mais sobre a gaita de fole
ana maria santos
2019-03-12 / 14:51
FONTE: CMP
O Museu da Música Mecânica tem patente, até dia 2 de Outubro, a exposição “Paisagem sonora - a Gaita de fole”, que foi inaugurada, no último fim-de-semana, na Sala de Exposições Temporárias do referido Museu, situado em Pinhal Novo.

A inauguração contou com a actuação da Orquestra de Foles da Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita de foles, para além de uma homenagem a Américo Gonçalves, gaiteiro do Círio dos Olhos d’Água, pelo seu trabalho e dedicação em prol da música.

Aquela exposição convida a saber mais sobre o referido instrumento musical popular, que tem forte expressão no concelho de Palmela, dando a conhecer a sua história, os tipos e formas de construção da Gaita de fole, os músicos e repertórios, os círios e os gaiteiros.

A mostra pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 14.30 às 18 horas (encerra no domingo de Páscoa), sendo o acesso feito com o bilhete de entrada no Museu.

A organização é da Câmara Municipal de Palmela, em parceria com o Museu da Música Mecânica, o FIG - Festival Internacional de Gigantes, a Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita de foles, o Círio dos Olhos d’Água, o Círio da Carregueira e os Bardoada – O Grupo do Sarrafo.

A iniciativa integra o “Palmela é Música”, processo de candidatura de Palmela à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da Música.

Partilhe
ver mais