Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Região
Palmela promove encontro para apresentação de candidatura a Cidade Criativa da Música
ana maria santos
2018-10-09 / 11:43
FONTE: Youtube
A Câmara Municipal de Palmela promove, dia 12 de Outubro, às 21 horas, no Cineteatro S. João, em Palmela, o Encontro "Palmela é Música – Apresentação das Cidades Criativas da Unesco".

Com entrada livre, a iniciativa pretende dar a conhecer à comunidade, a Candidatura de Palmela a Cidade Criativa da Música (Unesco), a submeter em 2019 e o trabalho já realizado, nesse sentido, num processo participativo que teve início com reuniões sectoriais com músicos e instituições parceiras locais.

A criação de uma rede local que una os diversos actores, que deverá ser consolidada através da partilha de recursos, experiências e informação é um dos objectivos daquela candidatura, que pretende, ainda, sublinhar a música como factor de promoção e desenvolvimento local; promover investigação nas várias áreas, quer do ponto de vista da composição, quer na componente de pesquisa histórica; inventariar reportórios e documentos; apostar nas infraestruturas e criar acessibilidades; potenciar programação musical regular e activar Palmela como destino de experiências em torno da música.

Aquela autarquia está, também, a preparar um Acordo de Colaboração com a Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Aveiro, para fortalecer a investigação sobre aquela temática, no território.

A vocação musical é uma das características culturais e sociais mais distintivas do concelho de Palmela, como atestam as quatro filarmónicas centenárias, os inúmeros agrupamentos musicais e associações com projectos que vão desde o folclore ao jazz, música popular e erudita. Com a referida candidatura, o município pretende “criar oportunidades para revelar, desenvolver e potenciar esta vocação, vinculando toda a comunidade na defesa e difusão da música”.

Partilhe
ver mais