Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Região
Seixal aplica medidas para limpeza da floresta e combate aos fogos
ana maria santos
2018-03-14 / 12:17
FONTE: Youtube
A Câmara Municipal do Seixal volta, este ano, a aplicar as medidas contra os incêndios florestais, as quais “desde há muito” fazem parte do Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios da autarquia seixalense.

Dando sequência às já habituais medidas municipais promovidas em matéria de defesa da floresta e combate aos fogos, a Câmara Municipal do Seixal adjudicou as prestações de serviços com o objectivo de cumprir o Plano Municipal de Desmatação, ou seja, a limpeza/desmatação de todos os terrenos municipais e, neste momento, os trabalhos estão a decorrer em todo aquele município. A par destas prestações de serviços, a autarquia tem desenvolvido também por administração directa (com recurso aos serviços municipais) os restantes trabalhos de limpeza/desmatação.

A autarquia refere ainda que, “tal como aconteceu em anos anteriores, foram também publicados editais sobre faixas de gestão de combustível e limpeza de terrenos, com informação aos munícipes, no âmbito das suas responsabilidades patrimoniais, sobre as medidas que devem tomar”.

A Câmara do Seixal refere ainda que desde 2016 foram abertos, pela  Divisão de Fiscalização Municipal, 215 processos sobre gestão de combustível, em 2017 foram 503 processos e, em 2018, dirante os meses de Janeiro e Fevereiro, já foram abertos 25 processos.

No que refere a notificações aos proprietários para procederem à limpeza de terrenos, durante o ano de 2017 foram  realizadas  508 notificações e, no corrente ano foram já efectuadas 51 notificações.

A Câmara Municipal do Seixal explica ainda que, em 2017, procedeu à limpeza de “252,07 hectares de terrenos municipais, tendo cumprido 142% do Plano Municipal de Desmatação” e que, para 2018, a autarquia tem como “objectivo proceder à limpeza dos terrenos municipais 2 vezes no ano, o que equivale a 200% do Plano Municipal de Desmatação”.

Paralelamente, Em 2017, “ao nível da arborização florestal e áreas naturalizadas, foram efectuadas 928 podas e 235 abates de árvores” e, em 2018, com dados referente ao mês de Janeiro, “foram efectuadas 52 podas e 26 abates de árvores”. Quanto aos terrenos privados, no ano passado aquela autarquia procedeu-se à limpeza de cerca de 1 hectare.

Por outro lado, e no período subsequente ao próximo dia 15 de Março, a Câmara Municipal do Seixal garante que irá “continuar a desenvolver todas as medidas necessárias de limpeza de terrenos e matas para que, sem alarmismos, possamos garantir elevados índices de segurança na prevenção e combate aos fogos” e mostra-se convicta de que, “com a participação de todos, se poderão obter melhores resultados e contribuir decisivamente para a protecção da natureza, pessoas e bens”.

Lembramos que, até amanhã, 15 de Março, os proprietários devem limpar os seus terrenos numa faixa de 50 metros à volta das casas e nos 100 metros à volta dos aglomerados populacionais, com o objectivo de aumentar a segurança das pessoas e bens.

A campanha Portugal sem Fogos Está na Mão de Todos foi lançada pelo Ministério da Administração Interna e pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural. 

Partilhe
ver mais