Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Emprego Saúde Ambiente Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Região
Setúbal: ministra do Mar inaugurou, hoje, a renovada Rampa das Baleias
ana maria santos
2019-07-25 / 22:58
FONTE: Youtube
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, inaugurou esta quinta-feira a renovada Rampa das Baleias, em Setúbal, depois da empreitada de reabilitação levada a cabo pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS). A mesma melhora a segurança e a qualidade de utilização pública daquela infraestrutura de apoio à náutica de recreio.

A empreitada de reabilitação da rampa varadouro e esporão adjacente em Santa Catarina, na Mitrena, comumente designada por “Rampa das Baleias”, vem melhorar a segurança e a qualidade de utilização pública daquela infraestrutura de apoio à náutica de recreio.

A intervenção na Rampa das Baleias tornava-se prioritária uma vez que a mesma se encontrava bastante deteriorada, pelo seu longo tempo de vida útil e pela ausência de operações de manutenção. Ao longo dos últimos anos, tinha sido alvo de diversas intervenções sem qualquer tipo de estudos e projecto, deixando a rampa com uma geometria irregular, colocando frequentemente em risco a segurança dos utilizadores e disponibilizando condições de utilização muito deficientes a todos os nautas que a procuravam.

«Quando, há cerca de dois anos, o temporal que assolou diversas zonas do país quase fez desaparecer a rampa, a população e os diferentes utilizadores ocasionais mobilizaram-se numa acção espontânea e, com o seu trabalho, com os seus meios e o dispêndio do seu tempo livre, tornaram novamente operacional esta rampa. Contudo, estando esta infraestrutura na área de jurisdição do Porto de Setúbal e correspondendo ao alerta de muitas vozes, o Ministério do Mar e a APSS não poderiam ficar indiferentes à necessidade de corresponder a este anseio popular e intervir de uma forma mais consistente e duradoura neste projecto», referiu a Ministra do Mar na cerimónia de reabertura da rampa. Complementarmente, a intervenção da APSS contemplou ainda a melhoria do acesso à estrada E10/4, com 70 metros de extensão e 10 metros de largura.

A empreitada foi adjudicada à empresa Obricaje, por um valor total de 45.000 euros, ao qual acresce mil euros para o melhoramento ao acesso à estrada E10/4. No âmbito da intervenção, foi também melhorado o esporão existente, que se encontrava bastante danificado.

Partilhe
ver mais