Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Saúde
Alzheimer: distrito de Setúbal recebe "Passeio da Memória"
ana maria santos
2018-09-08 / 21:50
FONTE: Youtube
A Alzheimer Portugal vai realizar durante o mês de Setembro, em todo o país, incluindo o distrito de Setúbal, a iniciativa "Passeio da Memória", uma caminhada solidária que assinala o Mês Mundial da Doença de Alzheimer.

Alcochete, Barreiro, Montijo, Sesimbra, Setúbal e Vila Nova de Santo André são as localidades da região que vão acolher o evento, que vai estar ainda noutros 61 municípios do país.

A iniciativa, que este ano integra as comemorações do 30º aniversário da Alzheimer Portugal, tem como principais objectivos informar e consciencializar a população para a importância de reduzir o risco de desenvolver demência, para os sinais de alerta e, sobretudo, para a importância do diagnóstico atempado.

Segundo o presidente da Alzheimer Portugal, José Carreira, «qualquer pessoa pode participar no "Passeio da Memória", desde que reúna condições de saúde para a prática deste tipo de actividade. Para isso, basta inscrever-se no site da iniciativa (www.passeiodamemoria.org), ou presencialmente na sede, delegações ou gabinetes da Alzheimer Portugal, entidades parceiras, bem como no próprio dia no local da acção. A cada inscrição está associado um donativo mínimo de 5 euros por participante».

José Carreira acrescenta ainda que «metade do valor angariado em cada local irá reverter para o desenvolvimento de acções que, com o apoio dos municípios parceiros, contribuam para aumentar os conhecimentos sobre a demência, tais como acções de informação ou actividades formativas. O restante valor das inscrições reverte a favor da Associação».

No distrito de Setúbal a iniciativa decorre no Montijo, a 21 de Setembro, às 9 horas, Setúbal e Sesimbra, dia 22, às 9.30 e 9 horas, respectivamente, Barreiro e Vila Nova de Santo André, a 23 de Setembro, ambos com início às 9 horas e a 29, às 10 horas, em Alcochete.

O "Passeio da Memória", considerado o grande evento anual da Associação Alzheimer Portugal, chegou a Portugal em 2011 com uma caminhada de 6 quilómetros que teve lugar em Oeiras. Ao longo dos anos tem crescido em dimensão, tendo no ano passado acolhido milhares de participantes em 19 localidades portuguesas. Nesta oitava edição, a iniciativa vai estar em 67 locais de Portugal, com início a 8 de Setembro e término no dia 30 do mesmo mês.

Partilhe
ver mais