Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Saúde
Auditório Charlot: Espaço de reflexão sobre saúde mental
ana maria santos
2017-06-05 / 17:24
FONTE: Youtube
O Cinema Charlot, Auditório Municipal, em Setúbal, recebe amanhã, ao longo do dia, o I Encontro (des)Equilibradamente, um espaço de reflexão sobre a saúde mental, as dificuldades sentidas pelos profissionais envolvidos, o impacto da doença mental na sociedade e os métodos de intervenção social.

O I Encontro (des)EquilibradaMente – Reflexões… Uma Intervenção Comunitária em Saúde Mental, de participação gratuita, é dirigido a profissionais da área da saúde e das ciências sociais, da justiça e das forças de segurança do distrito de Setúbal, bem como ao público em geral.  O encontro destina-se à reflexão sobre a saúde/doença mental, motivado pelo aumento do número de casos sociais associados a questões de desequilíbrio ou de doença mental. 

Promovido pelo GAAISSS – Grupo de Análise, Avaliação e Intervenção em Situações Sociais e de Saúde, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, o encontro surge da análise e da intervenção iniciada em 2009 pelo grupo de trabalho do GAAISSS, constituído por profissionais do Agrupamento dos Centros de Saúde da Arrábida, da Câmara Municipal de Setúbal, do Centro Distrital de Segurança Social Setúbal, do Centro Hospitalar de Setúbal e da Polícia de Segurança Pública.

Ao longo do dia de amanhã serao partilhadas experiências vivenciadas por aqueles profissionais, com vista a uma maior eficácia ao nível da intervenção directa e ainda à identificação dos recursos que a comunidade necessita para a execução de um trabalho mais sólido e a consequente melhoria de vida dos cidadãos.

A sessão de abertura decorre a partir das 9.30 horas, com a participação da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, de Nuno Fachada, do Centro Hospitalar de Setúbal, Bárbara de Carvalho, do Agrupamento dos Centros de Saúde da Arrábida, Bruno Amorim, em representação do Comando de Setúbal da PSP, e da presidente do Centro Distrital de Setúbal da Segurança Social, Natividade Coelho.

Os “Desafios da Integração Comunitária na Área da Saúde Mental” estão em destaque a partir das 10 horas, com uma intervenção da psicóloga Maria João Vargas Moniz, da FNRDM – Federação Nacional de Reabilitação de Doentes Mentais.

Segue-se uma intervenção do GAAISSS, com a presença de Isabel Miranda, do Departamento de Psicologia do Centro Hospitalar de Setúbal, Catarina Amaro, da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados do Agrupamento dos Centros de Saúde da Arrábida, e de Telma Casimiro e Maria Fernanda Nogueira, da Divisão de Inclusão Social da Câmara Municipal de Setúbal.

O I Encontro (des)EquilibradaMente – Reflexões… Uma Intervenção Comunitária em Saúde Mental inclui, às 11.15 horas, o Painel 1 – Portas Giratórias, com a contribuição de Patrícia Santos, da Autoridade de Saúde/Saúde Pública, Maria João Freire, do Departamento de Psicologia do Centro Hospitalar de Setúbal, e de elementos do policiamento de proximidade da PSP. A moderação está a cargo de Alexandre Freire, da Divisão de Higiene Urbana da Câmara Municipal de Setúbal.

Da parte da tarde, a mesa de trabalho retoma às 14.30 horas, para o Painel 2 – Encruzilhadas, com moderação de Ana Bordeira Ferreira, da Rede Europeia Anti-Pobreza. Intervêm Pedro Serra, em representação do Ministério Público, Margarida Santos, do Centro Distrital de Setúbal da Segurança Social, o psiquiatra forense Fernando Vieira e Manuel Lopes, da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

Após a pausa da tarde, os trabalhos recomeçam às 15.45 horas com o Painel 3 – Pontes, com abordagens de Gabriela Marques, da Associação de Saúde Mental Dr. Fernando Ilharco, Fernanda Pina de Abreu, da Associação de Familiares e Amigos para a Autonomia Pró-Saúde Mental, Luís Sá Fernandes, da Associação para o Estudo e Integração Psicossocial, e Joaquina Castelão, da FamiliarMente – Federação Nacional das Famílias na Área da Saúde Mental. A moderar as intervenções dos especialistas estará Natividade Coelho, do Centro Distrital de Setúbal da Segurança Social.

O encerramento do I Encontro (des)EquilibradaMente – Reflexões… Uma Intervenção Comunitária em Saúde Mental está previsto para as 16.45 horas, com intervenções da chefe da Divisão de Inclusão Social da Câmara Municipal de Setúbal, Conceição Loureiro, e do vereador Pedro Pina.

Partilhe
em destaque
Chama da Solidariedade foi entregue a Setúbal
Setúbal: Definidas regras de selecção ao acesso e atribuição de habitação municipal
Câmara de Setúbal assume gestão das praias da Arrábida
Cerca de 19 quilos de cocaína apreendidos no Montijo
ver mais