Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Saúde
Câmara de Setúbal alerta para as medidas de prevenção e riscos da Lagarta do Pinheiro
ana maria santos
2018-03-14 / 10:44
FONTE: Veterinária Atual
Numa altura em que a Lagarta do Pinheiro tem aparecido em vários pontos do concelho, a A Câmara Municipal de Setúbal alerta para os cuidados a ter em relação aquele insecto.

Assim, a autarquia esclarece que procede “regularmente a trabalhos de fitossanidade destinados a controlar a processionária” em diversos pontos do concelho, nomeadamente “em escolas do 1.º ciclo do ensino básico”.

No entanto, e tendo em conta que nos terrenos privados a responsabilidade é dos proprietários, estes também devem proceder aos trabalhos necessários para o controlo daquele insecto, de acordo com a legislação em vigor, nomeadamente efectuar tratamentos biológicos nos pinheiros e recolher as lagartas no solo para as queimar, bem como remover os ninhos das árvores.

Por outro lado, deve ser restringido, sempre que possível, o acesso à zona das árvores atingidas, principalmente na altura em que as lagartas-do-pinheiro (causadora de alergias) descem dos troncos, nas escolas e noutros locais frequentados por crianças ou animais domésticos.

O contacto com as processionárias na fase em que estas possuem pêlos urticantes pode provocar alergias nas pessoas e danos na boca dos animais domésticos, pelo que as mesmas devem afastar-se e não tocar nas lagartas.

A autarquia aconselha ainda a evitar as zonas de pinheiros afectados, bem como reduzir a abertura de janelas próximas dos mesmos.

Em caso de aparecimento de sintomas de alergia, deve ser de imediato consultado um médico.

Partilhe
ver mais