O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Almada-Seixal, em colaboração com o Hospital Garcia de Orta e a Câmara Municipal de Almada, realizam o encontro “Equidade no Acesso à Saúde: O Certo e o Seu Contrário”, que tem como objectivo reflectir sobre as (des)igualdades no acesso à saúde, nomeadamente aos Cuidados de Saúde Primários, contando, para o efeito, com a presença de vários especialistas das áreas da saúde, da economia e da sociologia.
Na sessão de abertura estarão presentes Graça Freitas, directora-geral da Saúde, Luís Pisco, em representação do ministro da Saúde, Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, Daniel Ferro, presidente do Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta, e Luís Amaro, director do Agrupamento de Centros de Saúde de Almada-Seixal.
No dia 6 a conferência “Equidade, Cidadania e Saúde”, terá como oradores Lurdes Teixeira e Manuel Silvério Marques, estando em debate os temas as “Políticas de saúde, visões sobre a saúde dos nossos e de todos” e “Acessibilidades, Pensar global versus Agir local”.
A 7 de Junho a conferência a decorrer abordará o tema “Nova visão para o Serviço Nacional de Saúde, o desafio da integração dos cuidados e a importância do percurso de vida”, por Constantino Sakellarides. Os temas em debate, naquele dia, serão “O cidadão, direitos e deveres da saúde” e “Ser no Serviço Nacional de Saúde”.
A entrada no referido encontro é livre, mediante inscrição prévia em www.m-almada.pt/encontrosaude