Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Emprego Saúde Ambiente Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Sociedade
Centenário do Orfanato Municipal de Setúbal dá início a programa comemorativo
ana maria santos
2019-05-08 / 15:40
FONTE: SMCI/CMS
A comemoração do centenário do Orfanato Municipal de Setúbal, a 18 do corrente mês, dá início a um programa comemorativo a realizar até final de 2019.

A abertura das comemorações do centenário da instituição irá decorrer no dia 18, às 18 horas, com a colocação de uma placa comemorativa, uma visita guiada ao acervo do Centro de Convívio dos Ex-Alunos do Orfanato Municipal, localizado no número 11 da rua João Soveral, edifício que acolhe hoje a Casa da Baía, e um apontamento musical pela Sociedade Musical Capricho Setubalense.

Actualmente, ainda permanecem naquele centro as carteiras da instrução primária, os livros de estudo, fotografias de alunos, directores e professores, certidões de aproveitamento escolares, composições e ditados.

Segue-se no dia 19, às 17 horas, na Casa da Baía, o lançamento de um livro sobre a fundação do Orfanato Municipal de Setúbal. “Fundação do Orfanato Municipal de Setúbal. 1919-2019 – Livro do Centenário”, de António dos Santos, antigo aluno da instituição.

O programa evocativo do centenário da instituição sadina, organizado pela Câmara Municipal, pelo Centro de Convívio dos Ex-Alunos do Orfanato e pela Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, continua ao longo do ano com várias iniciativas culturais, como um concerto pela Banda Filarmónica da Sociedade Musical Providência, a 29 de Junho, às 17 horas, no pátio exterior da Casa da Baía.

Em Outubro, dia 26, entre as 14 e as 18 horas, igualmente na Casa da Baía, decorre a conferência “O movimento assistencialista em Setúbal nos séculos XX e XXI“, com apresentações por Isabel Melo, Diogo Ferreira, Isabel Alho, Isabel Braz e Fernanda Moreira.

As comemorações culminam a 7 de Dezembro, na Galeria Municipal do 11, com a inauguração da exposição “O Orfanato Municipal de Setúbal – Casa dos Quatro Ofícios”, que se irá manter patente ao público, naquela galeria, até 5 de Janeiro de 2020.

De referir que o Orfanato Municipal de Setúbal abriu portas a 18 de Maio de 1919, com lotação máxima para 70 crianças e adolescentes, do sexo masculino, órfãs de pai e mãe, onde permaneciam até atingir a maioridade e aprendiam os ofícios de carpinteiro, encadernador, tipógrafo ou sapateiro.

Partilhe
ver mais