Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Sociedade
Comunidade educativa celebrou o Carnaval na Praça de Bocage
ana maria santos
2018-02-09 / 23:21
FONTE: SMCI/CMS
Os desfiles da comunidade educativa, com a participação de cerca de um milhar de crianças de instituições de ensino do concelho, saíram à rua, esta manhã, na Baixa da cidade de Setúbal e em Vila Nogueira de Azeitão.

Trolls, princesas, pescadores e vendedores de peixe, observadores de aves e flamingos e até os azulejos do Mercado do Livramento e os livros da Biblioteca Pública Municipal participaram no desfile no centro da cidade, que começou na Praça de Bocage, prosseguiu por várias ruas da Baixa e regressou ao ponto de partida.

Alunos da Escola Profissional Cristóvão Colombo e as mascotes Mickey e Minnie animaram as crianças, bem como um grupo de tambores da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi que seguiu à frente do desfile, sempre a tocar.

Os disfarces foram confecionados nos próprios estabelecimentos de ensino, alguns dos quais com recurso à reutilização de materiais, como plásticos e papel, entre outros.

Cada instituição escolheu um tema e confecionou os disfarces, alguns dos quais com recurso a materiais reutilizados, com a ajuda de pais, alunos, professores, educadores e auxiliares.

A instituição O Sonho, vencedora do concurso de máscaras, escolheu como tema “Setúbal, Cidade Educadora”, com as crianças a envergarem trajes de princesas e pescadores, talhantes e vendedores de peixe do Mercado do Livramento, observadores de aves e flamingos e ainda os livros da Biblioteca Municipal.

“Cada sala representa um equipamento municipal, nomeadamente o barco Maravilha do Sado, o Mercado do Livramento, o Moinho de Maré da Mourisca e a Biblioteca”, explica uma das educadoras, sem tirar os olhos das crianças.

“Os Azulejos do Mercado do Livramento” deram mote às máscaras do Jardim de Infância O Girassol que ficou em segundo lugar.

O terceiro posto foi ocupado pelo CATL da Associação de Professores e Amigos das Crianças do Casal das Figueiras, que trouxe trolls e princesas para o desfile.

Os três primeiros classificados ganharam, respetivamente, vales de 100, 75 e 50 euros de desconto em material escolar numa papelaria da Baixa e todos os estabelecimentos receberam um certificado de participação e um voucher para as crianças assistirem a um espetáculo num equipamento municipal.

Antes da entrega de prémios, a cargo do Executivo municipal, representado pelos vereadores Manuel Pisco, Carla Guerreiro, Pedro Pina, Ricardo Oliveira e Eugénia Silveira, e do presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, as crianças tiveram a oportunidade de assistir a uma animação de palco concebida pela ACTAS, que adaptou um excerto da peça “Fábrica de Sonhos” especialmente para o Carnaval.

Também em Azeitão, as escolas da freguesia saíram hoje à rua para dois desfiles carnavalescos.

Da parte da manhã, cerca de quatro centenas de crianças encheram de cor e animação as ruas de Vila Nogueira, com um desfile que terminou com um espetáculo de malabarismo no “rossio”.

Palhaços, princesas, sevilhanas, cowboys e personagens de histórias de encantar brincaram ao Carnaval pelas ruas.

O desfile desta tarde anima os alunos da zona de Brejos de Azeitão, que, após percorrerem as ruas em desfile, têm a oportunidade de assistir a um espetáculo no Parque do Morango.

Por SMCI/CMS

Partilhe
ver mais