Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Sociedade
Dia Europeu Sem Carros: acções em Setúbal sensibilizam população para soluções alternativas
ana maria santos
2018-09-10 / 22:25
FONTE: SMCI/CMS
Setúbal associa-se à Semana Europeia da Mobilidade, entre 16 e 22 de Setembro, com a realização de um conjunto de iniciativas destinadas a sensibilizar a população para a importância da adopção de soluções de mobilidade sustentável.

O Dia Europeu Sem Carros, no dia 22, é o ponto alto da Semana Europeia da Mobilidade, este ano com o tema “Multimodalidade”, sob o slogan “combina e move-te”, para promover a utilização de diferentes modos ou meios de transporte na mesma viagem.

A Câmara Municipal de Setúbal assinala esse dia com o encerramento ao tráfego motorizado do troço poente da Avenida José Mourinho, entre as 08.30 e as 17 horas, e uma exposição de veículos amigos do ambiente no Parque Urbano de Albarquel.

A iniciativa conta com o apoio da ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida e de empresas ligadas à comercialização de veículos eléctricos e de venda de bicicletas.

O programa da Semana da Mobilidade em Setúbal inclui outras actividades, como a mostra “Curtas da Mobilidade”, dinamizada pela ENA, com a exibição contínua, entre os dias 16 e 22, de pequenos filmes na Casa da Baía, no Edifício Sado, nos Paços do Concelho, no Cinema Charlot – Auditório Municipal e no Fórum Municipal Luísa Todi.

No dia 21, a Câmara Municipal de Setúbal incentiva, através da iniciativa “Bike to Work – Somos CMS”, os colaboradores da autarquia e das empresas do concelho a utilizarem a bicicleta no trajeto entre a casa e o local de trabalho.

Todos os funcionários que optarem pela bicicleta naquele dia, aderindo, assim, à terceira edição da iniciativa que nos anos anteriores abrangeu apenas os trabalhadores da Câmara Municipal, recebem um diploma de participação.

No dia 22, entre as 09 e as 13 horas, a autarquia promove em parceria com a Setúbal de Bicicleta/Mubi e a ENA, um passeio de bicicleta com início na estação ferroviária de Palmela, que inclui a passagem por várias ruas do concelho, com final no Parque Urbano de Albarquel.

Ao longo do passeio, são inaugurados novos parqueamentos de bicicletas instalados em vários locais da cidade.

A Câmara Municipal de Setúbal tem realizado, nos últimos anos, um importante investimento na área da mobilidade urbana, com a conclusão do Plano de Mobilidade Sustentável de Setúbal e a promoção dos modos suaves de transportes, com a requalificação de importantes artérias, tornando-as mais amigas do peão, e com ciclovias dedicadas.

De salientar que foi atribuído à autarquia o prémio nacional “Mobilidade em Bicicleta”, pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, tendo em conta a implementação, em 2018, do programa Arrábida sem Carros, entre outras iniciativas de promoção do uso da bicicleta.

Partilhe
ver mais