Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Sociedade
Freguesia de Praias do Sado presta homenagem aos salineiros
ana maria santos
2018-10-09 / 12:58
FONTE: SMCI/CMS
O salineiro, profissão que marcou o contexto económico e social no Estuário do Sado, é homenageado agora nas Praias do Sado, em Setúbal, com um monumento erguido numa rotunda daquela freguesia.

A homenagem da Junta de Freguesia do Sado e da Câmara Municipal de Setúbal está perpetuada numa escultura da autoria de Pedro Marques, que definiu em aço e inox as figuras de três salineiros durante o processo de extracção do sal.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal frisou, na cerimónia de inauguração, na qual também participou o presidente da Junta de Freguesia do Sado, Manuel Véstias, que a homenagem, “mais do que justa, é uma obrigação”.

“Os salineiros e as salineiras setubalenses terão sido, em tempos que não estão assim tão distantes, os representantes de uma das profissões que mais mão de obra terão absorvido na região. Profissão penosa, de grande desgaste, foi a responsável por boa parte da riqueza setubalense no passado”, recordou Maria das Dores Meira.

A iniciativa, que partiu da Junta de Freguesia do Sado, contou com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal na elaboração e execução do projecto de requalificação urbanística da rotunda, localizada na Rua Principal de Praias do Sado.

Sobre a actividade económica tradicional do salineiro está patente, na sede da Junta de Freguesia do Sado, localizada próximo do monumento, uma exposição fotográfica de Américo Ribeiro, com imagens cedidas pela Câmara Municipal, e utensílios de trabalho nas salinas.

Por SMCI/CMS

Partilhe
ver mais