Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Sociedade
Galapinhos: voluntários recolheram 321 quilos de lixo na praia
ana maria santos
2018-11-19 / 14:45
FONTE: MC
A acção de limpeza que, este último fim-de-semana, decorreu na praia de Galapinhos, em Setúbal, contou com a presença de 140 voluntários que recolheram 321 quilos de resíduos.

A acção de limpeza, integrada no projecto Mares Circulares, contou com voluntários da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal (APPACDM), do Centro Jovem Tabor, de três agrupamentos de escuteiros (1117, 231 e 206), de funcionários da autarquia e de um grupo de trabalhadores da Fábrica de Azeitão da CCEP.

A acção na Praia de Galapinhos foi promovida em colaboração com a Organização Não Governamental – Chelonia e contou com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal. O projecto contempla ainda acções de formação nas escolas do concelho, a promover nas próximas semanas.

A nível ibérico, aquele programa contempla a limpeza de 80 praias e ambientes aquáticos, num total de 270 quilómetros de costa, em colaboração com instituições e associações locais, autarquias, clubes de vela, ONGs e fundações.

Em Portugal, o projecto está a ser implementado em seis praias do continente e numa reserva marinha na Ilha de São Miguel, nos Açores. Além da constituição de bancos de voluntários, está prevista a participação de barcos de pescas de 12 portos ibéricos nas operações de limpeza no mar. 

Mares Circulares é um projecto global que pretende contribuir para uma mudança de mentalidade que permita criar soluções ambientalmente sustentáveis para o problema do lixo marinho, numa sociedade constituída por cidadãos mais informados e responsáveis e cuja iniciativa se insere no programa "Avançamos", a estratégia de sustentabilidade que a Companhia tem em curso até 2025 com claros objectivos e metas de desenvolvimento sustentável, para os seus produtos, embalagens, cadeia de valor e ambiente.

Os resíduos recolhidos na praia de Galapinhos, 321 quilos, seguirão agora para tratamento e reciclagem selectiva, com o PET a ser transformado e reintroduzido na economia.

O programa de intervenção e voluntariado Mares Circulares é uma ambiciosa iniciativa ibérica de limpeza de praias, reservas e fundos marinhos promovida pela Fundação Coca-Cola e pela Coca-Cola European Partners (CCEP). Arrancou no início de Agosto com uma acção de limpeza na Praia da Ponta dos Corvos (Seixal), a que se seguiram as praias do Homem do Leme (Porto), do Aterro (Matosinhos) e Ilha de Faro (Algarve). Realizaram-se também acções de sensibilização na Praia da Franquia, no concelho de Odemira e na Praia da Figueirinha, em Setúbal para consciencializar as populações sobre a necessidade de reciclar as embalagens e de como se poderá ter uma atitude mais responsável com o meio ambiente.

Partilhe
ver mais