Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Sociedade
IFRRU 2020: proprietários e investidores podem candidatar-se a apoios para reabilitação urbana
ana maria santos
2018-05-15 / 18:56
FONTE: SMCI/CMS
A importância do IFRRU 2020 – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas para a revitalização das cidades, aliada ao crescimento sustentável, foi destacada esta manhã numa sessão realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Setúbal.

Perante uma sala praticamente cheia, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, garantiu que a autarquia "recebeu de braços abertos este programa de incentivo à reabilitação de edifícios degradados" e vai dar "o melhor acolhimento possível aos investidores e proprietários interessados em candidatarem-se".

O IFRRU 2020 reúne diversas fontes de financiamento, quer fundos europeus do Portugal 2020, quer fundos provenientes de outras entidades como o Banco Europeu de Investimento e o Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, num total de 1400 milhões de euros com condições especiais de financiamento.

O instrumento, dirigido a todos os centros urbanos do território nacional, destina-se à reabilitação integral de edifícios degradados localizados em áreas de reabilitação urbana definidas localmente pelos municípios.

Para o presidente da Associação de Construtores Proprietários de Setúbal, Álvaro Machado, este programa "poderá ajudar bastante os proprietários e contribuir para a revitalização dos centros urbanos, nomeadamente em Setúbal".

A opinião é corroborada pelo presidente da Comissão Diretiva da Estrutura de Gestão do IFRRU 2020, Abel Mascarenhas, para quem Setúbal deve "assumir um papel importante no desígnio de criar cidades com futuro", que é o principal objetivo do IFRRU 2020.

Na sessão pública organizada pela Câmara Municipal em parceria com a Associação de Construtores Proprietários de Setúbal, o responsável do IFRRU 2020 apresentou os principais objetivos deste instrumento que classificou como "o maior programa de incentivo à reabilitação lançado em Portugal".

O IFRRU 2020 surgiu para "dar resposta às dificuldades de proprietários e investidores" na procura de financiamento para reabilitação de edifícios degradados e faz "uma aposta clara na facilidade de utilização do programa pelos cidadãos".  

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística apresentados por Abel Mascarenhas existem em Setúbal 2820 edifícios que carecem de reabilitação.

Abel Mascarenhas lançou o repto aos proprietários para aproveitarem esta oportunidade única de financiamento. "O momento de apresentarem as candidaturas é agora."

O IFRRU 2020 está disponível a entidades singulares e coletivas, públicas ou privadas, que, antes de avançarem com a candidatura aos financiamentos junto dos bancos que integram o programa, devem apresentar um pedido de parecer de enquadramento à Câmara Municipal.

"Só serão apoiados projetos que o município considere que se enquadram na estratégia de desenvolvimento sustentável municipal, bem como os que tenham certificado energético", ressalvou Abel Mascarenhas.

Todas as informações sobre o IFRRU2020 – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas podem ser consultadas no Portal da Habitação, acessível em www.portaldahabitacao.pt/pt/portal/reabilitacao/ifrru/index.html.



Por SMCI/CMS

Partilhe
em destaque
Operação Baco: GNR registou mais de mil condutores com excesso de álcool
Apreensão de droga em Almada: Tribunal decreta prisão preventiva para dois dos detidos
Moita: Plano de Segurança da Água apresentado publicamente
Seixal: visita à Olaria Romana da Quinta do Rouxinol
ver mais