Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Sociedade
Marcelo Rebelo de Sousa presente na Missa de 7.º Dia por D. Manuel Martins
ana maria santos
2017-10-02 / 12:06
FONTE: Gazeta Setubalense
O Presidente da República esteve ontem, 1 de Outubro, na Sé de Setúbal onde assistiu à Missa de 7.º Dia de D. Manuel Martins. À saída, Marcelo Rebelo de Sousa disse ter sido “com muita emoção” que assistiu à homenagem que, em Setúbal, foi prestada ao primeiro bispo desta Diocese.

A Sé de Setúbal foi pequena para acolher as dezenas de pessoas qu,  ontem, fizeram questão de estar presentes na Missa de 7.º Dia por D. Manuel Martins, falecido a 24 de Setembro do corrente ano.

A homenagem, solene, que ontem foi prestada a D. Manuel Martins, foi presidida pelo actual bispo de Setúbal, D. José Ornelas e com a presença de representantes de todas as paróquias da Diocese.

Na Eucaristia estiveram ainda presentes  representantes de muitas  instituições locais, João Costa, secretário de Estado da Eduicação, em representação do Governo, familiares de D. Manuel Martins, Rosa Mota, a presidente da autarquia sadina, Maria das Dores Meira, juntamente com o vereador Pedro Pina e, claro, muitos anónimos, o povo de quem tanto D. Manuel Martins gostou e defendeu.

O actual Bispo de Setúbal centrou as suas palavras nas funções do que é ser Bispo, papel que definiu como “um pastor à imagem de Cristo e dos Apóstolos”.

D. José Ornelas lembrou ainda as primeiras e últimas palavras proferidas por D. Manuel Martins na Diocese que surgiu com a sua eleição a bispo, e à qual ficará para sempre ligado.

No final da cerimónia, Marcelo Rebelo de Sousa disse aos jornalistas ter sido “com emoção que assisti a esta homenagem, em Setúbal, com as associações, com os diocesanos, com autarcas, com todos os representantes do poder local e da sociedade civil local. É muito impressionante ver toda esta gratidão, porque é gratidão por uma obra desenvolvida, praticamente num quarto de século, com a dificuldade que é erguer uma diocese de novo, no meio de uma revolução e com graves crises económicas e sociais porque passou o país e a diocese. Aliás, pode dizer-se que tudo coube na obra que foi a de D. Manuel Martins, nos anos 80 e 90 e ele esteve sempre solidário”.

O presidente da Républica congatulou-se pela homenagem que a Câmara de Setúbal lhe prestou, há cerca de um ano, salientando que “em boa hora a mesma aconteceu e logo aí apareceram cidadãos, diocesanos, crentes e não crentes a agradecer e esta é a segunda ocasião, única, de agradecer o que foi a sua vida e a sua obra”.

Partilhe
em destaque
Direcção dos Bombeiros de Águas de Moura agradece empenho dos seus operacionais
Elvira Fortunato distinguida com Prémio Czochralski 2017
Conselho de Ministros aprova Decreto-Lei relativo aos terrenos da Margueira
Homem detido por posse de mais de cinco mil doses de droga
ver mais