Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Sociedade
Setúbal homenageou pescadores desaparecidos
ana maria santos
2018-06-01 / 13:49
FONTE: SMCI/CMS
Os pescadores desaparecidos no mar foram homenageados com a deposição de uma coroa de flores e com um cântico, ontem de manhã, Dia Nacional do Pescador, no Cemitério de Nossa Senhora da Piedade, em Setúbal.

A iniciativa, organizada numa parceria entre a Câmara Municipal e a Associação Família do Mar de S. Sebastião, realizou-se junto do Memorial ao Pescador Setubalense Desaparecido, no âmbito das comemorações da Semana do Mar e do Pescador.

O vice-presidente da autarquia, Manuel Pisco, enalteceu a importância da cerimónia que constitui uma justa homenagem não só aos pescadores desaparecidos como às suas famílias e a todos os que estão ligados à actividade piscatória.

O autarca lembrou ainda que a pesca é uma actividade com forte tradição e ligação à identidade setubalense e um motor de desenvolvimento da cidade em termos de turismo, economia e restauração.

Na cerimónia participaram ainda as vereadoras da Câmara Municipal de Setúbal Carla Guerreiro e Eugénia Silveira, assim como o presidente da Associação Família do Mar de S. Sebastião, Armando Oliveira.

Estiveram igualmente presentes na iniciativa de homenagem aos pescadores desaparecidos representantes da Capitania do Porto de Setúbal, da União das Freguesias de Setúbal e do movimento Apostolado do Mar.

Após a deposição da coroa de flores no Memorial ao Pescador Setubalense Desaparecido, cumpriu-se um minuto de silêncio e, a encerrar a cerimónia, foi entoado o cântico “Homem do Mar”, hino do Apostolado do Mar.

A homenagem esteve integrada no programa comemorativo da Semana do Mar e do Pescador, certame a decorrer desde o dia 25 de Maio com o intuito de promover as tradições das comunidades piscatórias locais e a própria economia do mar.

Entre as cerca de duas dezenas de actividades constantes do programa, incluindo um certame gastronómico, passeios fluviais e uma exposição, destaque ainda para uma aula de culinária, realizada na quarta-feira, no Mercado do Livramento, dinamizada pelo chef Vasco Alves e alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, a qual contou com 12 participantes na preparação de duas receitas com base na cavala e no carapau.

A Semana do Mar e do Pescador conta ainda com a mostra “Petiscos com Sabor a Mar”, com gastronomia sadina confeccionada por pescadores, a decorrer até domingo, no Parque Urbano de Albarquel.

O certame gastronómico, a funcionar entre as 10 e as 24 horas, conta com animação musical sempre a partir das 21 horas.

No último dia do programa, domingo, às 10 horas, também no Parque Urbano da Albarquel, realiza-se uma corrida de botes a remos. Duas horas mais tarde, ao meio-dia, e a encerrar a Semana do Mar e do Pescador, um almoço-convívio comemorativo do Dia do Pescador reúne a comunidade piscatória, em que não falta animação musical. Para inscrições e mais informações deve contactar-se a União das Freguesias de Setúbal, através do telefone 932 913 630.

Já na Avenida José Mourinho, junto do edifício dos cacifos de pesca, está patente a exposição fotográfica “Labores do Mar”, que pode ser visitada até ao último dia da iniciativa.

A Semana do Mar e do Pescador 2018, organizada pela Câmara Municipal e pela União das Freguesias de Setúbal, conta com a parceria da Ocean Alive, da Docapesca, da Escola de Hotelaria e Turismo e da Associação da Família do Mar de S. Sebastião.

Partilhe
ver mais