Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Sociedade
Setúbal: Luto municipal pelo falecimento de D. Manuel Martins
ana maria santos
2017-09-25 / 11:09
FONTE: SMCI/CMS
A Câmara Municipal de Setúbal decretou dois dias de luto municipal, hoje e amanhã, pelo falecimento de D. Manuel Martins.

“O bispo de Setúbal D. Manuel Martins fica para sempre na memória de todos os setubalenses e de todos os portugueses como o homem justo que sempre soube de que lado deveria estar: do lado dos mais desfavorecidos, do lado daqueles por quem sempre lutou, por quem sempre levantou a voz e por quem sempre estava disposto a sacrificar-se”, assinala a presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

Maria das Dores Meira acentua que “o ‘bispo vermelho’, como foi chamado, esteve sempre no lado certo da história” e que será recordado “pela sua lucidez, humanismo, sentido de justiça e sentido de humor”.

A autarca endereça à família e à Igreja portuguesa sentidos pêsames e participa hoje no velório do bispo emérito de Setúbal, falecido ontem, aos 90 anos.

Entretanto, também a Comissão Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda fez chegar à redacção da Gazeta Setubalense uma nota de imprensa na qual lamenta o falecimento do  Bispo Emérito de Setúbal.

Na mesma, o BE salienta que D. Manuel Martins, “identificando-se de forma humilde como gente de Setúbal”, fica para os setubalenses “como o rosto de alguém capaz de usar a sua influência social junto do poder vigente para defender os mais oprimidos  e carenciados, na denúncia da fome e da pobreza que assolou a nossa região na grave crise social dos anos 80”.

Para o Bloco de Esquerda de Setúbal, “fica a memória de alguém que pela sua consciência social, sempre juntou a sua voz aos dos mais oprimidos e necessitados deste concelho, na luta pela erradicação da pobreza e desigualdades sociais, que ainda hoje atravessam o nosso país”.


Missa de 7.º Dia realiza-se na Sé de Setúbal


O corpo de D. Manuel está em câmara ardente no Mosteiro de Leça do Balio, onde serão celebradas, amanhã, 26 de Setembro, às 15 horas, as exéquias fúnebres.

A missa de sétimo dia irá realizar-se no domingo,1 de Outubro, pelas 16 horas, na Sé de Setúbal.

Partilhe
em destaque
Direcção dos Bombeiros de Águas de Moura agradece empenho dos seus operacionais
Elvira Fortunato distinguida com Prémio Czochralski 2017
Conselho de Ministros aprova Decreto-Lei relativo aos terrenos da Margueira
Homem detido por posse de mais de cinco mil doses de droga
ver mais