Secções

Opinião Sociedade Economia Política Região Turismo Cultura Desporto País Especiais Emprego Tecnologia Saúde Ambiente Inovação Internacional Cartaz Directório Mundo Entrevista Exclusivo Editorial

Directório

Adicionar Entidade 

Sobre

Termos e Condições Privacidade e Cookies Acordo Ortográfico Regras da Comunidade Ficha Técnica Estatuto Editorial Contactos

Siga-nos

Facebook Twitter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Pesquisar
GAZETA SETUBALENSE
A informação na hora certa.
Tecnologia
Estudantes do Politécnico de Setúbal desenvolvem APP para Juntas de Freguesia
ana maria santos
2017-03-18 / 15:11
FONTE: IPS
A aplicação móvel, que foi hoje apresentada, promove maior contacto e proximidade entre os cidadãos e entidades locais.

Daniela Santos e Miguel Gonçalves, estudantes de Engenharia Informática, da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), desenvolveram como projecto final de curso o protótipo da aplicação móvel "APP Juntas", sob orientação dos professores Rui Neves Madeira e Luís Esteves, em parceria com a empresa Albatroz Digital.

A empresa havia desafiado os estudantes da ESTSetúbal/IPS a realizarem a versão final da APP, que esta manhã foi apresentada, na Junta de Freguesia de São Sebastião, em Setúbal, no âmbito das comemorações do aniversário da freguesia.

Aquela APP, para já disponível em sistema Android, promove o maior contacto e proximidade entre a população e entidades locais, ao permitir, por exemplo, recorrer à câmara fotográfica do telemóvel para recolher imagens em espaços públicos e direcionar sugestões à junta de freguesia em tempo real. Outra das vantagens da APP é a capacidade de trabalhar offline, possibilitando a consulta da agenda de actividades e notícias mesmo sem ligação à internet, no momento da pesquisa.

Para além disso, a aplicação permite aceder a informações genéricas sobre cada freguesia, nomeadamente acerca das notícias, eventos, serviços, rede escolar, associativismo, competências, horários e contactos. A APP adapta-se a cada entidade, pois cada junta de freguesia tem a sua aplicação ligada ao respectivo portal oficial, identificada com o seu nome e com uma linha gráfica alinhada com a imagem corporativa de cada instituição.

O próximo passo consiste em disponibilizar a APP também para o sistema IOS da Apple, utilizado pelo iPhone.

Partilhe
ver mais